Este é o país mais feliz do mundo (e tem cinco tradições invulgares)

A Finlândia é considerada o país mais feliz do mundo, mas há muito mais na nação nórdica do que os rankings anuais, revela o Insider.

 

Os pouco mais de cinco milhões de finlandeses suportam invernos rigorosos, bebem muito café e podem ser um pouco pessimistas. A Finlândia é também conhecida pelas saunas e um forte estado social, com várias tradições e normas sociais invulgares.

As multas por excesso de velocidade são baseadas no seu rendimento

Na Finlândia, as multas por excesso de velocidade baseiam-se na quantidade de dinheiro que o cidadão ganha, juntamente com a velocidade a que conduzia. O país tem um sistema de “multa diária”, que é calculada a partir do rendimento disponível diário do infractor e do quanto ultrapassou o limite de velocidade. O sistema resultou em algumas multas exorbitantes. No início deste ano, um multimilionário finlandês foi multado em 121 mil euros, ou 129.400 dólares, por ultrapassar o limite de velocidade.

Existe uma sauna por cada duas pessoas

Estima-se que existam três milhões de saunas na Finlândia, ou o equivalente a pouco mais de meia sauna por finlandês. A cultura da sauna é uma parte importante da vida quotidiana e da herança cultural finlandesa, e pode encontrar saunas em bairros de apartamentos, casas, restaurantes e até mesmo em edifícios governamentais.

O governo finlandês dá a todas as novas famílias uma “baby box”

O pacote de maternidade da Finlândia – conhecido como äitiyspakkaus – é um kit enviado pelo governo aos pais de crianças recém-nascidas. A caixa contém artigos essenciais como roupa, babetes, fraldas e produtos de banho, entre outros. A própria caixa vem equipada com um pequeno colchão e um lençol para que possa servir de local seguro para o bebé dormir.

O país tem um desporto chamado “carregamento de esposas”

O carregamento de mulheres é hoje um desporto internacional, mas os campeonatos do mundo ainda se realizam em Sonkajärvi, na Finlândia. O desporto envolve tradicionalmente um parceiro masculino a carregar a esposa às costas enquanto completam uma pista de obstáculos. As regras evoluíram ligeiramente ao longo dos anos e os concorrentes não têm de carregar os seus verdadeiros cônjuges. No entanto, a mulher deve ter, no mínimo, 17 anos e pesar, no mínimo, 49 quilos. Se a parceira for mais leve, os colaboradores irão transportá-la com uma mochila.

Os finlandeses têm uma palavra para ficar em casa e beber de cuecas

“Kalsarikännit” significa beber em casa, sozinho e em roupa interior. Outras palavras finlandesas intraduzíveis incluem “vahingonilo”, que significa desfrutar do infortúnio de outra pessoa, e “sisu”, que é uma espécie de determinação estóica ou tenacidade de propósito.

Ler Mais