Este programa quer capacitar (gratuitamente) cerca de 1000 organizações do sector social. As inscrições já estão abertas

O BPI | Fundação ”la Caixa” e a Fundação Manuel Violante anunciam uma nova edição em 2026 do Programa Miles, um programa gratuito de capacitação em gestão para o sector social. A parceria entre as três instituições tem como objectivo capacitar cerca de 1000 organizações sociais, alargando o alcance actual do Miles.

O Miles é um programa vocacionado para a implementação de boas práticas de gestão em organizações sociais e está pensado especialmente para direcções e equipas técnicas que desejam reforçar as suas competências em temas como estratégia, liderança, gestão de equipas e de voluntários, angariação de fundos, inovação ou impacto.

O Miles é totalmente gratuito para qualquer organização com uma missão social, tem a duração de um ano e permite o envolvimento de uma equipa multidisciplinar de cada organização.

O Miles assenta em três pilares fundamentais:

  1. Mentoria: Cada organização participante tem acesso a um mentor dedicado, voluntário com experiência no mundo empresarial, que acompanha e orienta a equipa da organização ao longo de todo o percurso, ajudando a aplicar os conhecimentos à realidade da organização;
  2. Conteúdos Digitais: Formação especializada com materiais desenvolvidos por formadores experientes nas respectivas áreas abordadas, acessíveis através de uma plataforma online intuitiva e flexível;
  3. Comunidade: Ao longo do ano promovem-se diversos encontros entre as organizações participantes, incentivando a partilha de experiências e de boas práticas e o desenvolvimento de laços e parcerias para futuros projectos conjuntos.

«O programa MILES é um programa adaptado a todos os tipos de organizações, desde as que não têm colaboradores e funcionam apenas com voluntários, às que têm mais de 50 colaboradores. É apenas necessário que estejam empenhadas em melhorar a sua performance e queiram aprender a desenvolver o seu modelo de gestão para conseguirem impactar o maior número de beneficiários possível», afirma Patrícia Rocha, directora executiva da Fundação Manuel Violante.

O programa conta com o apoio e participação de especialistas em gestão, como o ISCTE Executive Education, a IVENS Governance Advisors, a Mercer, a Casa do Impacto, entre outros, e nos últimos 16 anos já ajudou cerca de 40 mil colaboradores de mais de 500 organizações e quase 900 mil beneficiários (indirectamente).

As inscrições decorrem até dia 5 de Dezembro e o programa terá início em Janeiro de 2026.

Ler Mais