Estes mestrados portugueses estão entre os melhores do mundo

O ranking global QS Business Masters Ranking 2025, da consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS), identificou os melhores mestrados do mundo. No ranking constam mestrados de várias instituições portuguesas.

O mestrado em Gestão Internacional CEMS (CEMS MIM), da qual a Nova SBE é membro exclusiva em Portugal desde 2008, ocupou no quarto lugar mundial (de entre os 235 programas avaliados). Com uma pontuação geral de 92,7 (em 100), o programa do CEMS conseguiu um desempenho particularmente forte no grupo de indicadores Value for Money (onde ascendeu ao primeiro lugar, com uma pontuação de 100 em 100) e Employability (onde, com uma pontuação de 89,5, conquistou a nona posição).

Com uma pontuação máxima de 100 em quatro sub-indicadores (impacto da investigação, retorno, proporção de alunos internacionais e equilibrio de género entre alunos) e 99,9 em outros dois indicadores (retorno do investimento e proporção de docentes internacionais) o mestrado em Gestão Internacional CEMS obteve em todos os grupos de indicadores, pontuações consistentemente superiores às médias globais, sendo de destacar a pontuação de 89,1 no indicador Liderança Inovadora (média global de 50,4), de 87 (média global de 48,9) no indicador Resultados de antigos alunos e de 85,1 (média global de 64) no indicador Diversidade.

CEMS é uma Aliança composta por 33 das melhores universidades do mundo, 70 empresas multinacionais e uma rede activa de +20,000 Alumni, que unem experiências num programa coordenado de mestrado em Gestão Internacional. A Nova SBE é a única escola de negócios em Portugal a leccionar o mestrado em Gestão Internacional CEMS (CEMS MIM)

Já o seu mestrado de Gestão ocupa a posição 39.º e o mestrado de Finanças ocupa o lugar 50.º dos rankings, ambos liderados pela HEC Paris.

Pelo terceiro ano consecutivo, os mestrados em Gestão, Finanças e Marketing da Católica Porto Business School integram os QS Business Masters Rankings, ocupando as posições (151-200), (201), (151), respectivamente.

Entre os indicadores avaliados, a Católica Porto Business School destaca-se na dimensão da “Diversidade”: o mestrado em Gestão pela forte diversidade de género, quer de estudantes, quer de docentes; o mestrado em Marketing evidencia-se pela diversidade internacional de estudantes; e o mestrado em Finanças mostra igualmente evolução na diversidade de género no corpo docente.

Outro factor relevante é o “Value for Money” onde, por exemplo, o mestrado em Gestão obteve resultados acima da média, confirmando a boa relação entre o investimento realizado e os retornos profissionais estimados para os graduados.

Além destas dimensões, os três programas registam melhorias nos scores absolutos em comparação com anos anteriores, evidenciando a evolução contínua da Católica Porto Business School e a progressão dos programas em múltiplas vertentes, incluindo as relacionadas com a empregabilidade final dos alunos.

Também a Católica Lisbon School of Business and Economics vê o seu mestrado de Gestão ocupar a posição 111-120 do ranking, a par do ISCTE-IUL que ocupa a mesma posição. Já o mestrado de Finanças da Católica Lisbon School of Business and Economics ocupa a posição 131-140 e o mestrado de Marketing alcança o lugar (91-100).

Já a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) destacou-se, em mais um ano consecutivo no ranking, com quatro mestrados: o mestrado em Marketing, o mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão, tendo destacado ambos no intervalo 101-150º, o mestrado em Gestão, que foi classificado entre as posições 131-140º, e o mestrado em Finanças, que surge entre os lugares 151-200º.

No panorama nacional, a FEP assume particular relevância com o mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão a conquistar o segundo lugar e o mestrado em Marketing a posicionar-se no intervalo 2-3º lugares.

Este ranking tem em consideração cinco dimensões centrais: empregabilidade dos diplomados, cargos ocupados por antigos alunos, diversidade do corpo docente e discente, liderança de pensamento (avaliada através da reputação académica e da produção científica) e, ainda, o value for money, que relaciona o custo do programa com a progressão salarial dos graduados.

A avaliação da QS não se baseia apenas em dados fornecidos pelas universidades, mas integra também a percepção do mercado e da comunidade académica internacional. No total, foram consideradas as respostas de mais de 36 mil empregadores e de 39 mil académicos de todo o mundo.

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