Estudo afirma que a Intranet possui quatro etapas de maturidade

Diariamente existem indicadores que testemunham que as organizações que mais investem em melhorar a experiência digital dos colaboradores obtêm maior envolvimento, melhoram a competitividade e alcançam resultados mais positivos.

Especialistas da Liferay, empresa norte-americana fabricante de software de experiências digitais, publicaram um estudo no qual definem as quatro etapas de maturidade da Intranet.

• Intranet tradicional
Soluções mais elementares, facilitam a comunicação unidirecional e descendente da direcção até aos colaboradores. Construídas rapidamente, fáceis de utilizar são um canal básico de comunicação corporativa muito útil. Mas na situação em que vivemos hoje são bastante rígidas e têm falta de funcionalidades e da personalização necessária para envolver os colaboradores.

• Intranet avançada
Segunda geração de intranet facilita a colaboração intra e entre departamentos recorrendo a bases de conhecimento, blogs e gestão de documentos. Os colaboradores não fazem todo seu trabalho na Intranet, mas utilizam as suas funcionalidades para colaborar e debater, o que aumenta seu envolvimento.

• Digital workplace básico
Aqui a intranet já permite que os colaboradores executem múltiplos processos de trabalho dentro da plataforma. Alguns dos processos estão automatizados como é o caso do onboarding, do suporte técnico e da resolução de problemas. Este espaço está focado no incremento da produtividade e na interacção dos utilizadores. Nesta fase a intranet é parte importante de um conjunto de tecnologias que se complementam para agilizar processos de trabalho, como softwares de comunicação e colaboração.

• Digital workplace completo
No ponto mais avançado de uma intranet, a solução está totalmente centrada em optimizar a experiência dos colaboradores. Aqui são aplicadas funcionalidades de análise de dados para entender a actividade dos colaboradores. Com a utilização da inteligência artificial e de machine learning, esta intranet oferece conteúdo personalizado de acordo com o perfil dos colaboradores, mesmo que em grande escala. O digital workplace é usado para automatizar tarefas e digitalizar os processos internos, dando maior liberdade aos colaboradores e tornando a sua experiência o mais fluída possível.

 

Ler Mais