![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/09/produtividade-secreta.jpg)
Ex-agente da CIA partilha o seu segredo para uma semana altamente produtiva e bem-sucedida
A carreira de Rupal Patel levou-a de briefings militares e zonas de guerra a reuniões de boards e palcos internacionais. Como analista e agente de campo da CIA, aconselhou generais e ganhou medalhas de honra. Hoje, é oradora internacional, consultora executiva e autora de “From CIA To CEO: Unconventional Life Lessons for Thinking Bigger, Leading Better and Being Bolder”.
Num artigo da Make it, partilha que nunca gostou de trabalhar às segundas-feiras. «Mesmo quando estava na CIA e acordar de madrugada era algo que ansiava, ainda me sentia um pouco desanimada no domingo de manhã, porque segunda-feira estava a chegar.»
Por isso, assim que se tornou chefe de si mesma, começou a “cancelar” as segundas-feiras. «Dormia até acordar naturalmente (o que nunca acontecia depois das 8h), fazia o trabalho ao meu ritmo e não ficava obcecada em terminar as tarefas.»
«No início, parecia-me algo preguiçoso, auto-indulgente e errado», mas cedo apercebeu-se de que uma das grandes vantagens de um profissional trabalhar por conta própria é poder criar o seu próprio horário.
«Agora, limito as minhas expectativas para esse dia e uso as segundas-feiras como aquecimento para o resto da semana», e revela que nunca foi tão produtiva. E Rupal Patel explica como.
Mapear a energia
«Tento não reservar nada que exija muita energia às segundas-feiras – sejam telefonemas, reuniões, eventos, palestras ou e-mails – a menos que seja absolutamente necessário», acrescenta, e se o fizer limita-se a apenas uma coisa importante.
Claro que nem toda gente pode cancelar as segundas-feiras, mas Rupal Patel acredita que é possível encontrar formas de modificar a agenda usando o que chama de “Mapa Energético Pessoal” (Personal Energy Map).
«Pense no seu PEM como uma forma de compreender os seus níveis de energia e estado de espírito durante um dia, semana ou mesmo ano normal», aconselha. Tudo começa por prestar atenção e reflectir sobre os padrões que surgem quando se coloca questões como:
- Quando me sinto mais criativo durante a semana?
- Quando sou mais produtivo?
- Quando é que tenho cabeça para os detalhes?
- Quando fico farto de insignificâncias?
- Quando estou cheio de energia?
- Quando preciso de uma sesta?
- Em que dia, ou hora do dia, gosto de interagir com outras pessoas?
- Em que dia, ou hora do dia, mal posso esperar por ficar sozinho?
- Existem variações mensais ou sazonais nos meus níveis de energia para diferentes tipos de actividades?
- Existem padrões mensais ou sazonais para os tipos de actividades para as quais mudo naturalmente o foco?
Rupal Patel defende que dificilmente será possível trabalhar de acordo com as preferências de cada um o tempo todo. «Mas saber identificar quando lidera com os seus pontos fortes ajudá-lo-á a voltar ao caminho certo quando se deparar com obstáculos.»
«Em última análise, descobri que construir o meu “mapa energético pessoal” tornou-me melhor a proteger o meu tempo e a estabelecer limites», não apenas no trabalho, mas em todos os aspectos da sua vida.