Existem realmente alimentos «saudáveis»? Sem papas na língua, especialista dá a resposta
Em “Deixemo-nos de Tretas – A ilusão da comida saudável” não vai encontrar nenhuma dieta milagrosa ou fórmula infalível para perder peso. O objectivo da autora, Conceição Calhau, é colocar os pontos nos is para nos deixarmos de tretas e ilusões.
No seu primeiro livro “Deixemo-nos de Tretas – A ilusão da comida saudável”, Conceição Calhau, investigadora e professora de Bioquímica Nutricional do curso de Medicina, na NOVA Medical School, mostra, com base na ciência da nutrição, em que consiste realmente uma alimentação saudável, aborda inúmeras questões polémicas relacionadas com a “cultura da dieta” e desmistifica muitas das preocupações de hoje.
Receitas fit para ficar healthy; superalimentos (ou superfoods, porque em inglês é mais chique), como as sementes de chia, bagas góji ou açaí; dieta disto e daquilo; smoothies para o organismo eliminar as toxinas (seja lá o que isso for); coma assim, coma assado (mas se for grelhado ainda é melhor…) — haverá alguma base científica nisto ou será tudo treta? E porque será que quanto mais sabemos sobre alimentação, pior comemos?
Numa altura em que somos constantemente bombardeados com conselhos sobre alimentação «saudável» vindos de todo o lado — muitos deles sem qualquer base científica que os sustente e, por vezes, até perigosos —, este livro é o antídoto perfeito para que, em termos de nutrição, nos deixemos de ilusões e de tretas.
Com um estilo directo e sem “papas na língua” que a distingue, Conceição Calhau desconstrói ideias preconcebidas – e muitas vezes erradas – sobre o que é considerado saudável e mostra que comer bem passa mais pela moderação, pela distribuição das refeições ao longo do dia e pela forma como cozinhamos.
Editora: Contraponto.