
Exponor vai lançar um novo evento em Portugal, uma feira dedicada ao upskilling e reskilling
A Exponor prepara-se para estrear, em Novembro, um novo evento focado no desenvolvimento de competências. A Exponor UP – Feira de Formação Contínua realiza-se nos dias 14 e 15 de Novembro e pretende afirmar-se como um ponto de encontro entre quem procura evoluir profissionalmente e quem tem respostas formativas para oferecer.
O novo certame, que na designação alia o nome de uma marca (Exponor – Feira Internacional do Porto) ao conceito de upskilling, pretende espelhar a melhor oferta nacional no segmento da aprendizagem ao longo da vida, de actualização de competências ou de evolução profissional.
E, além da componente expositiva e do networking, comportará uma zona de aconselhamento formativo, alguns workshops e experiências dinâmicas, mas ainda as UP Talks – conversas curtas, práticas e provocadoras sobre os temas que moldam o futuro da formação e do trabalho – e o UP Labs, um «espaço imersivo onde os cursos ganharão uma outra vida», como concretiza Diogo Barbosa, director-geral da Exponor.
É neste último espaço onde a formação “será posta à prova”, segundo a organização. E onde expositores se transformam em facilitadores, convidando os visitantes a participar em workshops práticos de curta duração, organizados por áreas temáticas. «É o local ideal para testar competências, descobrir paixões escondidas e tomar decisões formativas mais informadas», explica o mesmo responsável.
Já nas UP Talks, transformadas num momento para ouvir, reflectir e agir, oradores vão partilhar insights, experiências e ferramentas sobre temas como financiamento, requalificação, competências do futuro e estratégias de formação nas organizações.
De acordo com o relatório “Reskilling and Upskilling”, da Comissão Europeia, mais de um milhão de empregos em Portugal poderá sofrer alterações significativas até 2030, fruto da automação, digitalização e envelhecimento da população activa. Um enquadramento que permite perceber por que, até 2026, cerca de 60% das empresas dizem contar investir no upskilling dos seus colaboradores.
É neste contexto que a Exponor UP surge, como uma plataforma para promover a cultura da aprendizagem contínua, para impulsionar o upskilling e o reskilling, e, adicionalmente, facilitar a ligação entre a oferta formativa e as necessidades reais da população.
A dois meses de distância, a planta da feira garantiu já, entretanto, a participação de empresas e entidades em vários domínios e segmentos formativos. Entre eles encontram-se o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Universidade de Coimbra, a Universidade Lusófona, o ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia de Gaia, a rede EURES, o Cinfu – Centro de Formação Profissional da Indústria de Fundição, o Cenfim – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, o CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte, a IETI – Engineering School, a AEP Formação, a Flag, a Rumos Training, a Galileu, a Talento – Centros de Formação, a Cegid, a Code for All, Wise ID – Trainning & Recruitement, a Talent Portugal, a Wall Street English e a NCN – New Career Network.
Saiba mais informações aqui.