Faltam centenas de profissionais neste sector (que dá rendimentos de 85 a 250 euros por semana)

A dificuldade em encontrar com quem deixar os seus animais domésticos durante as férias tem sido uma preocupação para os portugueses, revela a Fixando, num estudo ao sector que, durante o mês de Julho, só tem conseguido dar resposta a cerca de 37% dos potenciais clientes de pet sitting e a apenas 14% dos clientes que procuram vagas em hotéis para animais. Perante a procura, estima-se que seja necessária a entrada de cerca de 1000 hotéis para animais e 500 prestadores de serviços de pet-sitting no mercado.

 

Actualmente, um pet sitter que tome conta de um animal durante o dia, ou aceite mesmo ficar com ele hospedado na sua casa, pode receber entre 85 a 250 euros por semana, o que representa um rendimento adicional considerável e que, segundo a Fixando, pode atrair muitos amantes de animais para o sector.

«Há uma clara necessidade de aumentar o número de cuidadores de animais para atender à procura. Para quem tem paixão por animais, esta é uma excelente oportunidade de obter um rendimento extra, com a vantagem de gerir o seu próprio horário e poder prestar este serviço na sua própria casa», afirma Alice Nunes, directora de novos negócios da Fixando.

A responsável da plataforma de serviços reforça a importância da confiança nos prestadores de serviços para que os clientes se sintam confortáveis em deixar os seus animais com alguém que ainda não conhecem e alerta os donos de animais para que procurem sempre profissionais e serviços com referências comprovadas com com sistemas de avaliação que permitam observar a experiência de anteriores clientes.

A plataforma de contratação de serviços alerta que, apesar do aumento do número de profissionais em actividade, muitos pedidos continuam sem resposta, e a disponibilidade de vagas tem sido insuficiente para atender à procura.

«Em comparação, em 2023, as taxas de resposta eram significativamente mais altas: em Julho do ano passado, os serviços de pet sitting davam resposta a 58% dos clientes e os hotéis para animais a 29%. Este decréscimo na capacidade de resposta indica uma sobrecarga no sector, deixando muitos donos de animais sem alternativas durante os períodos de férias», explica Alice Nunes.

Perante a dificuldade em encontrar serviços de animais disponíveis durante os meses de Junho, Julho e Agosto, a plataforma de serviços e as empresas do sector estão preocupadas com os riscos de abandono animal, que aumenta sempre durante o verão.

De acordo com Márcia Silva, da Malü Pet Care, é importante que os donos dos animais comecem a procurar vagas em hotéis com mais antecedência.

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