Feira de emprego em Viana do Castelo vai ter mais de duas mil ofertas de várias empresas. Começa amanhã

Mais de dois mil empregos e estágios vão estar disponíveis durante as feiras que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai promover dias 3 e 4 de Março naquela cidade, foi hoje divulgado.

 

Na cimeira IPVC, que vai decorrer em formato virtual e presencial em quatro espaços da cidade, «são esperados mais de cinco mil visitantes, entre antigos e atuais estudantes daquele estabelecimento se ensino superior, alunos de escolas secundárias e profissionais, professores, famílias, entidades empregadoras e representantes de instituições públicas e privadas da região».

A iniciativa tem abertura marcada para a próxima quinta-feira, às 10h15.

Organizada em parceria com a Federação Académica do IPVC, a feira de emprego, este ano, «é aberta a toda a comunidade e até às 20h00 de forma a permitir a visita a famílias que por questões de horário não o conseguiam fazer», em edições anteriores.

As empresas «além de estarem presentes nos stands instalados no centro cultural, onde disponibilizam as suas ofertas de emprego, farão apresentações num palco central montado no recinto» do centro cultural da capital do Alto Minho.

Na feira virtual «os candidatos poderão contactar as empresas registadas no portal de emprego, que poderão conduzir entrevistas de recrutamento online com candidatos pré-seleccionados».

O programa inclui ainda o momento pitch recruitment, de «aproximação dos estudantes/diplomados ao mercado de trabalho, tendo como principal objectivo promover, através de um sistema de pitchs, uma apresentação rápida do estudante às empresas».

Estes momentos «irão decorrer ao longo do evento, potenciando ao máximo o contacto entre empresas e candidatos».

A feira promoverá ainda «acções de formação orientadas para as estratégias de procura activa de emprego, redes sociais, acesso às medidas ativas de emprego, workshops dirigidos à aquisição de competências como a elaboração de um curriculum vitae, ou como ter sucesso numa entrevista de emprego».

Os workshops serão ser transmitidos via streaming no canal do Youtube do IPVC.

O programa da iniciativa inclui, como «novidades» da edição 2022, uma aplicação móvel de suporte à Cimeira e que foi desenvolvida por alunos do curso de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

Na nota hoje enviada às redações, o IPVC explica que através daquela aplicação móvel, «disponível na App Store e na Play Store, os participantes têm acesso a todas as actividades que estão a decorrer na cimeira, podendo inscrever-se nas que forem do seu interesse».

O evento conta ainda com «um espaço Tech, para o IPVC dar a conhecer as suas competências científicas e a sua capacidade de transferência de Investigação & Desenvolvimento e Inovação (I&D+I) no ambiente empresarial».

A cimeira IPVC 2022 vai decorrer no centro cultural de Viana do Castelo, numa tenda montada no exterior, no auditório professor Lima de Carvalho (serviços centrais do IPVC) e no auditório do Castelo Santiago da Barra.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de carácter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).

Ler Mais