Fidelidade associou-se ao Serviço Jesuíta aos Refugiados para apoiar ucranianos em fuga da guerra
A Fidelidade associou-se ao Serviço Jesuíta aos Refugiados para prestar apoio humanitário imediato aos cidadãos da Ucrânia e ajudar a população em fuga devido ao conflito armado da Rússia a este país.
Para mitigar o impacto que a guerra está a ter na população da Ucrânia e apoiar o movimento de pessoas obrigadas a fugir do seu país, a Fidelidade associou-se ao Serviço Jesuíta aos Refugiados, que está a desenvolver respostas de assistência humanitária e iniciativas de acolhimento e integração dos deslocados.
Para além do apoio humanitário no terreno aos cidadãos ucranianos refugiados em Portugal, com a parceria com o Serviço Jesuíta aos Refugiados, a Fidelidade vai também assegurar o bem-estar e a saúde desta população, através da disponibilização de um seguro de saúde Multicare para a cobertura do valor das despesas de apoio médico e hospitalar, preferencialmente nas unidades do Grupo Luz Saúde.
Também consciente das dificuldades que os refugiados terão de enfrentar no acesso à habitação, ao abrigo desta colaboração, a Fidelidade vai ainda criar um seguro de fiança exclusivamente para esta população, em que o beneficiário figure como tomador, com o objectivo de superar obstáculos de acesso pelos cidadãos ucranianos ao mercado de arrendamento privado em Portugal, nos termos que vierem a ser acordados.
O Serviço Jesuíta aos Refugiados tem como missão acompanhar, servir e defender pessoas e famílias refugiadas, deslocadas ou emigradas da sua terra natal por quaisquer motivos, em particular as mais vulneráveis, promovendo a justiça, a defesa dos direitos humanos, a assistência humanitária, o diálogo intercultural e inter-religioso, e combatendo a discriminação social. No âmbito da sua actividade e face ao conflito da Rússia sob a Ucrânia, o Serviço Jesuíta aos Refugiados está a reforçar respostas de assistência humanitária aos deslocados forçados a fugir do seu país.