Fidelidade: Missão clima organizacional
Num mundo empresarial em constante evolução, é indiscutível que o valor das pessoas transcende a mera designação de recursos humanos, tornando-as o pilar central das organizações, impulsionando o seu sucesso.
É através do seu envolvimento, talento e colaboração que as empresas não só atingem os seus objectivos, como os superam e se destacam no mercado global. Contudo, para que este potencial humano seja verdadeiramente optimizado, é crucial criar um ambiente propício ao desenvolvimento e bem-estar das pessoas.
No Grupo Fidelidade, reconhecemos que as pessoas são o nosso maior activo, e é por isso que as colocamos no centro da nossa cultura, ou não fosse “Be People driven” um dos nossos valores fundamentais. Na nossa cultura está profundamente enraizada esta convicção, onde é essencial responder às necessidades e aspirações das pessoas, mantendo a sustentabilidade da organização e do negócio. É desta forma que procuramos criar um ambiente que valoriza a diversidade e a inclusão, onde o bem-estar e a segurança psicológica são prioridades. Queremos que todos se sintam seguros, valorizados e motivados a contribuir com ideias e assumir riscos para o sucesso da organização. Este compromisso e dedicação são essenciais para alcançarmos a excelência e um crescimento sustentável.
No entanto, mais do que afirmar que colocamos as pessoas no centro da nossa acção, é necessário demonstrá-lo na prática. É fundamental ouvir constantemente as pessoas nas empresas para construir um clima organizacional saudável e sustentável. Porque é ao compreendermos verdadeiramente as dinâmicas internas e as percepções dos colaboradores que podemos identificar e abordar de maneira eficaz possíveis desequilíbrios e áreas de melhoria.
Assim, medir o clima organizacional, valorizando as percepções das pessoas, não só fortalece o envolvimento, mas também ajuda a promover um ambiente onde as preocupações das pessoas são reconhecidas e soluções colaborativas são encontradas.
Por esta razão, no Grupo Fidelidade, ao longo dos últimos anos, temos vindo a atribuir crescente importância às opiniões e percepções dos nossos colaboradores. Dar-lhes voz e compreender como percecionam a organização é um elemento- chave no processo de transformação que estamos a fazer. Desde 2021, estabelecemos uma parceria com o Great Place to Work (GPTW) para conduzir o nosso questionário anual de clima organizacional e desde então temos repetido o estudo anualmente, de forma a aferir a sua trajectória. A resposta das nossas pessoas, ano após ano, tem sido crescente, o que demonstra que estas querem ser ouvidas e fazer parte da transformação da organização. Tal pode ser corroborado pelo facto de, em 2023, termos obtido uma taxa de resposta de 90% e mais de 5700 comentários.
Mais do que afirmar que colocamos as pessoas no centro e as ouvimos, é fundamental envolvê-las, indo ao encontro daquelas que são as suas expectativas e necessidades. E se implementar acções concretas que melhorem o clima organizacional e que correspondam às necessidades das pessoas é imperativo, envolvê-las neste processo de melhoria do clima é crucial para criar engagement e compromisso com a mudança. Porque quando as pessoas são incluídas no processo de transformação, neste caso do clima organizacional, isto promove um sentido de propriedade e responsabilidade em relação às mudanças que estão a ocorrer. O que significa que elas se tornam mais comprometidas e motivadas a contribuir activamente para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, positivo e produtivo. Até porque elas têm insights valiosos sobre as dinâmicas internas da empresa. Ao vivenciarem o ambiente de trabalho diariamente, possuem um conhecimento único sobre o que está a funcionar bem e o que precisa ser melhorado.
Por isso, após testarmos um projecto piloto em 2022 numa das empresas do Grupo Fidelidade – CARES –, decidimos em 2023 estender a todo o Grupo uma iniciativa na qual desafiámos pequenas equipas de todas as nossas empresas/ departamentos a identificar e propor formas de abordar as questões indicadas no estudo e os diversos comentários recebidos. Estas equipas, que apelidámos de Missões de Clima Organizacional, e que são constituídas por colaboradores que não têm responsabilidade formal de gestão de equipa, procuram ser um dos catalisadores da mudança cultural que queremos promover, com propostas concretas que visam tornar o Grupo Fidelidade numa melhor organização, de dentro para fora e numa lógica bottom-up.
Estas equipas são as protagonistas das mudanças das suas áreas e, por isso, nós, enquanto área de Pessoas, estamos cá para as apoiar. Em 2024 decidimos implementar uma série de ajustes face às versões de 2022 e 2023, de forma a dotar as Missões de ferramentas de trabalho ainda mais eficazes na promoção da mudança:
Em colaboração com as nossas equipas de Business Coaches, assim como outras áreas da empresa, como o Office for Business Agility, calibrámos a composição, abordagem e metodologia para a acção de cada uma destas equipas, tornando-as ágeis e focadas no que importa;
Em Março deste ano, lançámos o novo ciclo de Missões através de um momento formal que reuniu todas as equipas. Neste evento, adoptámos uma abordagem de máxima transparência, partilhando todas as informações e ferramentas que apoiariam as equipas no desenho e implementação de acções para as suas áreas. Este momento foi amplamente valorizado, pois nivelou o acesso à informação para todas as equipas. Além disso, proporcionou-lhes a oportunidade de se conhecerem umas às outras, promovendo a partilha de experiências. Acreditamos que esta partilha é crucial para o sucesso destes grupos, pois permite que todos tirem proveito das experiências uns dos outros, especialmente porque os desafios enfrentados por uns podem ser semelhantes aos de outros;
Introduzimos uma ferramenta de Pulse Measuring, que permite que cada uma das equipas “sinta o pulso” da sua área antes do questionário anual.
Criámos momentos formais de acompanhamento das equipas, de forma a podermos apoiar e desbloquear possíveis constrangimentos com os quais se deparem.
As Missões de Clima Organizacional são, assim, uma oportunidade, não só para o Grupo Fidelidade abordar os desafios que tem para enfrentar e que têm um impacto real no dia-a-dia das suas pessoas, mas também que possam ser um veículo para acelerar a transformação da organização como um todo. Através das Missões, demonstramos, mais uma vez, o nosso compromisso em colocar as pessoas no centro de nossa estratégia, ouvindo-as atentamente e capacitando-as para fazerem parte e impulsionarem a mudança.
Este artigo foi publicado na edição de Abril (nº. 160) da Human Resources.
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