Filme português vence prémio em festival internacional

O filme português “Napoleão” conquistou o prémio Prata no Festival El Ojo Iberoamérica 2025. A peça foi criada por uma equipa de criativos da Havas Lisboa, todos antigos estudantes do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, instituição que apoiou o projecto e serviu de base ao conceito desenvolvido.

Com realização de Fernando Mamede e produção da More Maria, o filme adopta um registo cinematográfico pouco habitual neste tipo de peças. A narrativa acompanha uma jovem vendedora numa loja de antiguidades que transforma cada objecto num enredo improvável para cativar um turista francês.

A personagem simboliza todas as pessoas que nascem com um talento natural para criar histórias, precisamente o perfil criativo que o IADE procura e pretende formar. Nesse sentido, “Napoleão” funciona também como peça promocional da oferta formativa do IADE, reforçando o claim da marca, “Creating Creators”, e culminando no convite: “Natural born storytellers, we welcome you.”

«A Havas é reconhecida por trabalhar com grandes marcas. Mas marcas grandes não são apenas as que têm maior escala, são as que têm ambição criativa. O IADE é um bom exemplo disso: uma marca com identidade, vontade e espaço para ideias fortes», afirma Paulo Pinto, diretor Criativo Executivo da Havas Lisboa.

«Este reconhecimento internacional destaca o talento dos profissionais envolvidos e reforça o legado formativo do IADE enquanto escola de referência nas áreas criativas em Portugal. A conquista deste prémio por antigos alunos é um enorme motivo de orgulho e demonstra a relevância do nosso ensino no panorama criativo nacional e internacional. Este projecto é também uma celebração da criatividade, da ambição e da cultura que caracteriza a nossa comunidade académica», Carlos Rosa, director do IADE.

O filme “Napoleão”, premiado com Prata no Festival El Ojo Iberoamérica, pode ser visto aqui.

Ler Mais