Flash Talk: a Academia Olá como forma de atrair talento

Começaram no dia 10 de Julho e até 2 de Setembro, jovens entre os 18 e os 25 anos vendem gelados Olá, um pouco por todo o País, como parte desta iniciativa. Que competências é que este programa pode dar a quem entra no mercado de trabalho? 

Por Diana Pedro Tavares 

A academia que faz parte do programa Sou Olá recebeu este ano mais de sete mil candidaturas. Os vendedores podem receber uma remuneração entre os 864 e 1344 euros, assim como um estágio na Unilever FIMA.

Pedro Oliveira, responsável pela Academia Olá, fala-nos um pouco da mais valia deste projecto, as competências que estes aprendem e como a iniciativa evoluiu ao longo das edições.

 

A Academia Olá integra o Sou Olá, um programa de sustentabilidade da Unilever FIMA, que pretende integrar os portugueses no mercado de trabalho e diminuir o desemprego em Portugal. Como caracteriza a Academia, quanto à criação de emprego no País?

Além da experiência profissional remunerada, os participantes têm acesso a formação inicial especializada e a possibilidade de estagiar na Unilever FIMA. Entre Julho e Setembro, estão integrados em equipas de vendedores ambulantes e são desafiados a desenvolver diversas competências como liderança, trabalho em equipa, criatividade e auto-motivação.

Porquê apostar numa Academia, e não num estágio tradicional?

A Academia Olá é um programa de carácter social que pretende chegar ao maior número de jovens portugueses, de norte a sul, alcançando localidades fora dos centros urbanos. É uma forma diferente de aproveitar os meses de Verão e que se apresenta como um verdadeiro desafio para muitos participantes, que têm de contactar diariamente com consumidores, trabalhar em equipa com os outros membros e com os pontos de venda parceiros. E este último é um elemento essencial para o sucesso do programa.

Quando abrem candidaturas, quais são as competências que mais valorizam nos candidatos?

As competências que valorizamos para os candidatos são as mesmas para qualquer pessoa que trabalhe para a Olá: liderança, capacidade de trabalhar em equipa, criatividade e a capacidade de se auto-motivarem a cada desafio que lhes surge pela frente. Acreditamos que estes são os valores a transmitir aos jovens que estão a entrar agora no mercado de trabalho, e o fantástico feedback que temos tido ao longo destas edições faz-nos acreditar que este é o caminho certo.

Se conhecesse um candidato com o perfil que procuram, mas que estivesse hesitante em candidatar-se à Academia, o que diria para o convencer?

Diríamos que fará parte de um projecto diferente, ambicioso e inovador, com uma forte componente criativa, pela mão de uma marca emblemática como a Olá. E, também, que é integrado num programa de formação no qual poderá desenvolver competências de marketing, de interacção com os consumidores e soft skills, que serão de extrema utilidade no seu futuro profissional.

A Academia Olá começa com um momento de formação. Que competências ensinam e porquê estas escolhas?

Após a selecção, a Academia Olá compreende dois momentos: no primeiro, há um programa de formação no qual os jovens desenvolvem competências de Marketing, de interacção com os consumidores, soft skills e manuseamento dos meios de venda; no segundo, os participantes integram as equipas dos vários pontos de venda parceiros do programa, distribuídos por jardins, praias, parques temáticos e cidades de todo o país.

Durante 48 dias, cada equipa terá de colocar em prática os ensinamentos adquiridos na formação e a sua criatividade, para vender o maior número de gelados. No final, as duas equipas com os melhores resultados serão premiadas com um estágio remunerado de três meses na Unilever FIMA.

Acreditamos que este tipo de programa consegue conjugar na perfeição a formação teórica, essencial a qualquer tipo de carreira profissional, e uma forte componente prática, que lhes dará uma imagem bastante realista das vicissitudes do mercado de trabalho, e dos diversos desafios com que se depararão no futuro, dentro ou fora da Unilever.

Sendo um estágio para a Unilever FIMA, houve já participantes que integraram os quadros da empresa? Quantos? Em que funções?

Até ao momento já tivemos seis participantes a estagiar na Unilever. Actualmente, dois integram os quadros da empresa, em funções de vendas.

O que aprendeu sobre recrutamento jovem, com este projecto?

A Olá tem a grande vantagem de ser, desde a sua criação, a marca que acompanha a vida e o crescimento dos portugueses. Somos a marca da saudade, das boas memórias de infância, mas somos também a marca do futuro, do público mais jovem, e da geração millennial que, embora com muito para aprender, tem também muito para nos ensinar.

Estamos perante um novo perfil de consumidor, e portanto um novo perfil de trabalhador: mais exigente, mais informado, e consciente de que vivemos num mercado global, onde as oportunidades podem surgir das mais variadas formas.

A nossa experiência é bastante positiva, com diversos casos de sucesso. Recebemos todos os anos várias centenas de jovens curiosos, apaixonados, e dispostos a dar o seu melhor em prol de um objectivo, e isso deixa-nos naturalmente optimistas para o futuro.

O programa existe desde 2014, está na 5.ª edição. Que mudanças já foram efectuadas, desde a primeira?

Sim, a Academia foi sofrendo algumas alterações, sempre no sentido de melhorar os resultados e a experiência para os participantes.

Em 2018, por exemplo, abrimos a possibilidade de os participantes realizarem o programa completo (48 dias) ou apenas uma parte (24 dias) conseguindo desta forma adaptar o período de trabalho para jovens que não tenham disponibilidade para os 48 dias.

E porque fizeram estas mudanças?

Quando começámos o programa, tínhamos bem presente o propósito e objectivos do mesmo. Como o concretizar não foi linear e o processo de aprendizagem foi imenso, as mudanças foram inevitáveis. O início foi em 2014, com um teste em Lisboa e cerca de 80 jovens e, desde então, temos melhorado e/ou alterado um sem número de processos operacionais, que facilitam desde o recrutamento até ao dia-a-dia de vendas.

Estas melhorias e alterações permitiram que no ano de 2017 fechássemos a época com mais de cinco mil candidaturas e 360 participantes espalhados de norte a sul do País e em 2018, mais de sete mil candidaturas.

Este ano umas das alterações que considero significativa, foi termos feito uma formação inicial que contou com a presença de cerca de 300 jovens em Góis, num dia e meio de imersão, aprendizagem e trabalho de equipa com outros participantes.

Este tipo de formação mais extensa é essencial para garantir que os participantes estão familiarizados com os produtos que vão vender e os meios de venda que acondicionam estes mesmos produtos, o frio e a manutenção do mesmo é um aspecto crucial à venda dos gelados Olá, que nos orgulhamos de manter os mais altos standards.

O que nos pode dizer acerca de como está a correr esta edição?

Tanto em termos de participantes como candidaturas, estamos a registar valores superiores ao ano passado. O balanço total da Academia só conseguiremos ter assim que terminar a temporada, mas para já tudo indica que será um balanço positivo.

Quantos pontos de venda têm? E há algum que se destaca, em termos de sucesso?

Contamos com a colaboração de 280 pontos de venda, e estes são uma parte fundamental do programa. Existem pontos de venda que se destacam pelo elevado tráfego onde se situam, conseguindo assim valores de vendas excelentes.

A meu ver, o verdadeiro destaque que qualquer ponto de venda que participe no programa se pode orgulhar é fazer parte de uma iniciativa que tanto significa para estes jovens que ano após ano fazem a Academia Olá ser possível.

E que outras evoluções têm planeadas para os próximos Verões?

O plano para as próximas edições da Academia Olá está muito centrado no crescimento do programa e no constante melhoramento do mesmo. Vamos trabalhar no sentido de tornar este programa cada vez melhor, dando sempre ênfase ao período de formação dos participantes e o acompanhamento dos mesmos no decorrer do programa.

Ler Mais