Flash talk | «A Inteligência Artificial vai ser um elemento-chave»

Como a digitalização está a transformar o comportamento e os locais de trabalho foi o pretexto para uma conversa com Dennis Curry, vice president & director de Business Innovation Centers Europe da Konica Minolta.

 

À medida que as pessoas estão mais conectadas e a mobilidade é potenciada, o trabalho que fazem torna-se cada vez mais virtual. Dennis Curry fala-nos de locais de trabalho digitais, mudança nos comportamentos e principais tendências na área de Inteligência Artificial.

Como é que a Inteligência Artificial (IA) está a mudar o conceito do ambiente de trabalho?

Na última década, os ambientes de trabalho começaram a evoluir em direcção à digitalização: no futuro, as pessoas vão trabalhar em espaços digitais onde a personalização é activada, a colaboração é melhorada e a partilha de dados e gestão de informação são automatizadas. Aparentemente, estes locais de trabalho digitais dependem da disponibilidade de um volume enorme de dados e, mais importante, da capacidade de analisá-los e fazer algo útil com essa informação. A Inteligência Artificial (IA) oferece uma camada de informação descritiva que está acima das tecnologias que interligam a informação, os conteúdos e os processos, transformando a forma como trabalhamos, comunicamos e organizamos a nossa vida pessoal. A IA permite também que a Konica Minolta possa ajudar os seus clientes a gerir melhor os fluxos de informação em ambientes de trabalho digitais.

 

Quais as implicações da IA nas organizações?

A IA vai ser um elemento chave para tornar mais eficientes os processos de trabalho das organizações. Uma área chave para a Konica Minolta é a interligação de pessoas, sensores e dispositivos que, em conjunto, dão forma a um córtex digital. Adicionar a inteligência das máquinas e abstração digital avançada a este córtex digital vai despoletar uma compreensão intuitiva do mundo à nossa volta e permitir às pessoas tomar melhores decisões sobre os seus negócios e também na sua vida pessoal.

 

Que soluções estão a transformar a produtividade dos negócios?

Desde a ascensão da internet móvel, temos assistido a uma profunda mudança nos comportamentos no local de trabalho e não só. À medida que as pessoas estão mais conectadas e a mobilidade é potenciada, o trabalho que fazem torna-se cada vez mais virtual na sua génese. As expectativas dos colaboradores relativamente à tecnologia no local de trabalho também estão a mudar. O padrão do mundo das TI nas empresas também está a ser desafiado por uma nova forma de pensar individualizada e “consumerizada”. Este desenvolvimento tem sido impulsionado pela tecnologia Cloud em ligação com os Cyber Physical Systems (CPSs), que também potenciam os novos modelos de negócio para soluções tecnológicas profissionais.

 

Quais as principais tendências na área de IA?

A IA vai trazer valor ao comportamento das máquinas e das pessoas, ao mesmo tempo que permitirá tornar dispositivos, locais de trabalho, fluxos de informação e soluções para clientes mais inteligentes. Além disso, as tendências de IA em que a Konica Minolta está a trabalhar relacionam-se com desenvolvimentos futuros na área de Internet of Things (IoT), Deep Learning e definição de sistemas de IA concebidos à medida para soluções verticais em sectores específicos.

 

Por TitiAna Amorim Barroso

Ler Mais