Fnac tem uma nova estratégia para dar a conhecer as suas vagas de emprego, está a colocá-las nos livros de desenvolvimento pessoal e progressão profissional

A procura crescente pela mudança de vida e de carreira por parte dos profissionais tem-se reflectido no sector livreiro, nomeadamente nos livros de autoajuda focados no emprego, no seu equilíbrio com a vida pessoal, e nas mudanças de percurso profissional.

 

Consciente desta realidade, a Fnac implementou uma abordagem de recrutamento neste segmento, os “Recruiting Books”, na qual são adicionadas mangas especiais à volta dos livros de autoajuda, para que as pessoas que os procuram possam ficar a conhecer, logo em loja, as ofertas de trabalho da Fnac através de um QR CODE que redirecciona para a página de recrutamento da empresa.

«Nos Tops de Vendas de livros há um género que se destaca cada vez mais: os livros de desenvolvimento pessoal, que se tem transformado em ferramentas acessíveis dos portugueses para alcançar metas, objectivos de mudança ou progressão de carreira», revela um representante da Fnac Portugal.

«Como forma de mostrar que a Fnac pode ser a resposta para quem procura na secção dos livros, ferramentas de mudança ou progressão profissional, usamos os livros desta secção como um meio para comunicar as [nossas] ofertas de emprego», acrescentando que esta «abordagem pretende ser surpreendente e ao mesmo tempo contextual, no sentido em que conseguimos mostrar as nossas ofertas de emprego a um público que terá maior interesse e abertura para novos desafios».

Recorde-se que, em 2022, a retalhista lançou um novo website de recrutamento, no qual passaram a «anunciar todas as oportunidades de carreira, com possibilidade de segmentação do candidato por áreas de interesse, mas também por zonas geográficas», explica o responsável, tendo este passado a ser o canal privilegiado para «atrair potenciais “Fnacticos”». «Nesse ano, o número de candidaturas externas, exclusivas site, aumentou cerca de 75% face ao ano anterior, sendo que esta campanha alavancou a taxa de conversão em cerca de 3%.»

No geral, a organização não sente dificuldade no recrutamento e consegue preencher a quase totalidade das vagas através de canais próprios e com a recepção de um elevado número de candidaturas voluntárias que chegam através desses canais, através de referenciação interna, o que constitui um sinal positivo da recomendação da empresa pelos próprios colaboradores. «Contudo, em algumas regiões do país existe, de forma geral, alguma dificuldade no recrutamento, sobretudo para as operações de loja, como por exemplo o Algarve pela sazonalidade», esclarece fonta oficial da marca.

Por isso, campanhas activadas em loja como os “Recruiting Books” são uma excelente forma de potenciar uma experiência ominicanal do candidato. Assim, e «a partir da loja, conseguimos impulsionar localmente a procura de oportunidades de emprego nestas regiões mais difíceis». No caso desta campanha em particular, «fez todo o sentido aliar aquela que é a nossa responsabilidade social enquanto empresa de promover a leitura, pois é com a leitura que se abrem novas janelas de oportunidades, e aqui foi mesmo no sentido literal da expressão».

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