Foi chamado para uma segunda entrevista de emprego? Prepare-se para responder a estas perguntas
Uma segunda entrevista de emprego é, em regra, mais exigente do que a primeira, podendo assumir diferentes formatos, incluindo até a possibilidade de ter de realizar exercícios práticos mediante um briefing inicial. Tendo isto em mente, o Ekonomista elaborou uma lista com cinco questões às quais deve responder e que o vão ajudar a preparar-se para a entrevista.
1. O que pode dizer mais sobre si?
É comum pedirem-lhe que fale um pouco sobre si. Aproveite o momento para fazer a ligação entre o seu percurso profissional e as necessidades da empresa.
Deve começar por falar do presente, depois do passado e, por fim, do futuro. Ou seja, a sua função actual, conhecimento ou interesses específicos; a experiência anterior e como adquiriu as suas competências profissionais; e o que espera para o futuro da sua carreira, sem deixar de referir a empresa em causa.
2. Por que acha que é a pessoa certa para o cargo?
Esta foi uma das perguntas a que já terá respondido na primeira entrevista. No entanto, na segunda fase de recrutamento, poderá estar perante outras pessoas. Caso seja a mesma pessoa a colocar a questão, isso pode ser propositado, de modo a perceber se algo mudou, agora que sabe mais sobre a empresa e o cargo a ocupar.
3. Qual a proposta de valor do seu perfil?
Quando uma empresa coloca uma questão concreta relacionada com a empresa (por exemplo: um novo projecto) é porque se trata de algo importante.
Ou seja, o entrevistador está a querer perceber como seria capaz de integrar uma equipa e a proposta de valor que poderá trazer para esse projecto e para a empresa.
Responda da forma mais assertiva possível e com muita cautela. Use a sua experiência com uma situação semelhante e nos resultados que conseguiu obter.
4. Qual a sua expectativa salarial?
Esta é uma das perguntas habituais e determinantes para a entidade recrutadora. A empresa precisa de perceber se pode ou não responder ao seu objectivo antes de lhe apresentar uma proposta.
Refira o valor que considera justo para o cargo. Se se sentir mais confortável, refira uma faixa salarial e deixe espaço para a negociação.
5. Por que razão quer mudar de emprego?
Preste muita atenção à resposta que dá a esta pergunta. O entrevistador estará à procura de eventuais sinais de alerta. Vai querer perceber se foi demitido, e por que razão, ou se está apenas à procura de um novo desafio.
Seja honesto, mas não refira aspectos negativos, pois isso pode virar-se contra si. Mantenha a sua resposta entre o neutro e o positivo. Afinal, todas as experiências são importantes na aprendizagem, mesmo que algumas não corram como esperado. Destaque apenas a parte boa e o desejo de abraçar novos desafios.