Foi inaugurado um Cluster das Indústrias e Tecnologias do Desporto e já junta 14 empresas
O Cluster das Indústrias e Tecnologias do Desporto, lançado há um mês pela Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), conta com 14 empresas, entre as quais a RTE, Nelo e In Cycles, segundo o promotor.
De acordo com um comunicado, houve «um elevado número de adesões no espaço de apenas um mês», com mais de duas dezenas de empresas e entidades, com forte pendor exportador, a juntarem-se a esta iniciativa que «visa valorizar este sector, aumentar a sua competitividade e potenciar a sua internacionalização».
Entre as empresas associadas estão a RTE, a maior fábrica de montagem de bicicletas da Europa, a MAR-Kayaks (NELO), líder mundial em caiaques e canoas de alto desempenho, a In Cycles, líder mundial de produção de e-Bikes, a TRIANGLE’S, a primeira fábrica do mundo a produzir quadros de bicicletas em alvenaria de forma robotizada, e a VHUMANA, uma das empresas mundiais mais inovadoras na seleção de matérias-primas e de incorporação em produtos alimentares de alto valor nutricional, lê-se no comunicado.
Estas empresas apresentam, em conjunto, um volume de negócios de cerca de 270 milhões de euros, com mais de 70% deste valor a ser resultado da venda dos seus produtos nos mercados externo, acrescenta.
Além destas empresas, integram desde já o Cluster das Indústrias e Tecnologias do Desporto mais oito entidades, desde a Faculdade de Motricidade Humana ao INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, além da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, da Universidade de Aveiro e da Fundação do Desporto.
«É um orgulho para a AIP poder contar com a adesão das grandes empresas da fileira do desporto e das principais universidades do país», refere o presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, citado no comunicado.
De acordo com a associação empresarial, este cluster pretende reforçar sinergias com as federações desportivas, ligas de clubes, envolver as entidades públicas ligadas ao desporto, como a Fundação do Desporto e o IPDJ, bem como a Confederação do Desporto de Portugal, Comité Olímpico, Centros de Alto Rendimento, e autarquias que tenham a atividade desportiva no centro da sua estratégia territorial.
«Tendo em conta que as actividades económicas relacionadas com o desporto têm apresentado índices de crescimento muito significativos, a AIP tem estado a conceber e a desenvolver um conjunto de projectos e acções para a dinamização do sector», refere, nomeadamente a submissão ao PT2030 de um projecto de internacionalização que vai levar 30 empresas a dois certames, o Tempo Libero em Bolzano, Itália, e a World Sports 2025, em Istambul, na Turquia.