Formação nos vários ciclos da carreira (II)

O desenvolvimento de dirigentes e executivos, já com uma carreira profissional sedimentada e no activo, é cada vez mais uma prioridade na agenda. A formação ao longo da vida é, por isso, um requisito imprescindível para garantir a empregabilidade nos vários ciclos da carreira.

Fique a par dos vários cursos e formações da Escola de Gestão do Porto – University of Porto Business School (EGP-UPBS)

EGP-UPBS

Cândida Santos (CS), responsável pela formação para executivos e Paula Marques (PM), responsável pela formação in-company

Formações/ Programas

CS: Oferecemos programas de formação para executivos abertos e in-company. Dos programas abertos constam seminários de alta direcção, com a duração de um ou meio dia, sobre uma temática muito pertinente e específica e cursos de curta e média duração, que podem ir até 225 horas.

Estratégias

PM: Ao nível da formação in-company, a EGP-UPBS oferece às empresas suas parceiras uma proposta de valor única que assenta em metodologias inovadoras quer ao nível do desenho quer ao nível do delivery dos programas. As palavras-chave são: inovação e follow up. Mais do que desenhar programas, a EGP-UPBS procura criar e desenhar verdadeiras experiências de aprendizagem que sejam drivers de transformação nas organizações, proporcionando aos participantes um conjunto de competências e de ferramentas que facilmente possam ser utilizadas em contextos de trabalho. Para além da inovação constante quer nas metodologias quer nos conteúdos dos seus programas, a EGP-UPBS realiza um acompanhamento muito próximo de todos os programas de formação in-company com uma preocupação de perceber os impactos reais que os programas têm em cada uma das empresas.

CS: Os programas in-company constroem um conhecimento específico, altamente relevante para a execução da sua estratégia corporativa, a consecução dos seus objectivos e iniciativas. Por sua vez, na formação para executivos aberta, as experiências de aprendizagem incluem pares de outras organizações, em diferentes etapas de desenvolvimento e aplicação do conhecimento, que permitem diferentes abordagens e uma aprendizagem muito efectiva.

Formandos

PM: Os participantes dos programas de formação in-company são maioritariamente: executivos de formação base variada (economia, gestão, direito, engenharia, medicina, arquitectura…) que para além das suas funções técnicas, desempenham igualmente funções de gestão (lideram equipas de projecto e gerem um vasto conjunto de recursos); alta direcção das empresas que procura um contacto permanente com o global business dymanics e com as mais recentes tendências ao nível da gestão e da liderança.

Competências/ soft skills

PM: A EGP-UPBS enquanto buzines school que tem como missão formar líderes globais, trabalha nos seus programas de formação (aberta e in-company), todas as hard e soft skills nas áreas da gestão e da liderança, desde o pensamento, o planeamento e a execução estratégicas, passando pelas finanças, marketing, logística e operações até aos denominados people skills como a liderança, a comunicação, a negociação, a persuasão, o pensamento criativo e inovador e a tomada de decisões.

Notícias relacionadas:

É possível medir o retorno do investimento em formação

Entrevista a Teresa Passos: Formar gestores a 100%

Formação nos vários ciclos de carreira

Formação nos vários ciclos da carreira (III)

Formação nos vários ciclos da carreira (IV)

Formação nos vários ciclos da carreira (V)

Ler Mais