Fundação Ageas e CUF lançam novo programa de aceleração para organizações que pretendam resolver problemas sociais

A Fundação Ageas e a CUF apresentam o novo programa Ímpares, com o objectivo de acelerar o crescimento de organizações com potencial de expandir as suas actividades e de as preparar para Investimento de Impacto. A iniciativa pretende contribuir para a resolução de problemas sociais e alavancar o desenvolvimento sustentável em Portugal.

 

De acordo com a Agenda para o Impacto 2030, estima-se que poderão se mobilizados cerca de 200 milhões de euros para inovação social até 2030 em Portugal. Paralelamente, recomenda-se o reforço da capacitação dos promotores de iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social.

Tendo ainda em conta os dados partilhados na última edição da Conta Satélite da Economia Social, do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), o Valor Acrescentado Bruto (VAB) da Economia Social aumentou ligeiramente, passando de 3,0% do VAB nacional em 2019, para 3,2%, ficando, ainda assim, aquém da média europeia. É neste contexto, alinhado com os objectivos nacionais de investimento e inovação e com a necessidade de reforçar as competências dos empreendedores para a escalabilidade das respostas sociais, que surge o Programa Ímpares.

João Pedro Machado, presidente da Fundação Ageas, afirma que «sem escala não se resolvem problemas sociais! Este programa visa precisamente contribuir para ajudar os empreendedores sociais a fazerem crescer as suas intervenções de forma mais rápida e sólida. Após terem sido ouvidos inúmeros especialistas, foi claro que os empreendedores preferem uma abordagem prática e aprender diretamente através dos ensinamentos dos empreendedores que já conseguiram escalar os seus projectos.»

Com uma metodologia prática e adaptável às necessidades de cada organização e alicerçado numa rede de formadores e mentores reconhecidos pela sua experiência e resultados obtidos, este programa oferece acompanhamento individualizado nas áreas de estratégia, modelo de impacto, equipa, modelos de negócio e comunicação para o investimento. Ao longo de 12 meses, prevê-se acompanhar até oito organizações, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para escalarem as suas atividades e maximizarem a mudança social.

Mariana Ribeiro Ferreira, directora de Cidadania Empresarial da CUF, defende que «na concretização da sua estratégia de criação de valor, a CUF procura gerar impactos positivos junto dos seus Stakeholders e Comunidades em que se insere, de forma a garantir o seu contributo para um bem comum. Através do Programa CUF Inspira, é possível estabelecer parcerias estratégicas como esta, promovendo assim empreendedores sociais e ativar ecossistemas de impacto para resolver problemas complexos através de soluções escaláveis e impactantes».

Adicionalmente, o programa será gerido por Duarte Fonseca, empreendedor de impacto com mais de 10 anos de experiência em inovação, empreendedorismo social e advocacy. Duarte Fonseca, co-fundador da RESHAPE, assegura que «após ter lançado a RESHAPE, é um grande privilégio poder trabalhar com outros empreendedores de impacto, ajudá-los a escalar e a resolver problemas sociais e ambientais. Temos grandes expectativas para os resultados que vão sair deste trabalho conjunto entre empreendedores e organizações tão maduras e experientes como a Fundação Ageas e a CUF, que sempre foram players relevantes neste sector.»Através desta iniciativa, a Fundação Ageas e a CUF esperam que as organizações participantes aumentem o seu potencial de impacto, alargando a sua abrangência geográfica ou alcançando mais beneficiários. As candidaturas para o Programa ÍMPARES estão abertas até dia 14 de Abril e podem ser feitas aqui. Qualquer organização de impacto em Portugal, com experiência demonstrada no sector, se poderá candidatar.

Ler Mais