Futuro colaborativo do ensino superior esteve em debate na Suécia

A aliança Transform4Europe (T4EU) concluiu a sua participação na Conferência EAIE 2025 em Gotemburgo, onde, promoveu a sua visão colaborativa para o futuro do ensino superior, enquanto uma das 35 alianças universitárias europeias presentes. A delegação da T4EU apresentou a sua oferta educativa conjunta e um portefólio de eventos interinstitucionais.

A conferência, organizada pela Associação Europeia para a Educação Internacional (EAIE), é o principal evento de ensino superior da Europa e uma plataforma para a Iniciativa das Universidades Europeias. Esta iniciativa promove a colaboração internacional para ajudar as alianças transnacionais a tornarem-se as universidades do futuro, promovendo os valores europeus e transformando a qualidade e a competitividade do ensino superior europeu.

A experiência e os resultados estratégicos foram registados pelos representantes da T4EU:

Sven Idarand, secretário-geral da T4EU, destacou o poder da união: «Estar aqui com quase 35 alianças permite-nos ver que partilhamos não só as mesmas preocupações e desafios, mas também as vitórias. É muito bom trocar experiências; isso confirma que a cooperação é fundamental — juntos somos mais fortes.»

Francisco Mendes-Palma, membro do Steering Committee da T4EU, enfatizou a dimensão global: «A conferência mostrou que as universidades e os países estão ansiosos por cooperar e conhecer-se melhor. Precisamos de uma abordagem construtiva, não só na Europa, mas também à escala global, através do conhecimento.»

Michaël Mrissa, PhD, Prof., membro do Steering Committee da T4EU, reflectiu sobre os resultados do evento: «Este ano, a conferência provou mais uma vez ser um importante encontro para as instituições de ensino superior de toda a Europa, com as alianças agora firmemente estabelecidas como elementos centrais do evento e motores essenciais da cooperação.»

Małgorzata Myśliwiec, PhD, DLitt, Prof. Associada, membro do Steering Committee da T4EU, destacou a mudança de paradigma: «A minha principal conclusão é a visão das universidades europeias como actores importantes no ensino superior europeu — uma forma de cooperação única que pode ser inspiradora para outras universidades em todo o mundo.»

Aleš Oven, membro do Steering Committee da T4EU, destacou a sustentabilidade da cooperação futura: «Estou muito feliz por ver os desenvolvimentos, especialmente na área da futura programação financeira na União Europeia. É óptimo aprofundar o processo de reflexão por trás do futuro do nosso ensino superior no continente. Parece que temos um ano bastante ocupado pela frente, tanto mais que queremos pôr as nossas ideias e iniciativas em prática.»

Alain Trouillet, membro do Steering Committee da T4EU, observou a influência crescente: «As Alianças Universitárias Europeias estão a tornar-se cada vez mais visíveis e os parceiros não europeus estão a mostrar cada vez mais interesse nas perspetivas inovadoras que elas propõem.»

Lukas Redemann, coordenador da T4EU na Saarland University, reflectiu sobre o tema do evento, «Go-Create»: «Significa que pensamos realmente no que podemos fazer para sair e criar algo a partir das ideias que acabámos de ter. É sempre bom sentir que partilhamos os mesmos desafios.»

Ler Mais