Galp lança programa de literacia em dados para todos os seus colaboradores
Sobre o mote “The Power of Data Is Yours”, a Galp, em parceria com a Porto Business School e com a IDC Portugal, lançou um novo programa de literacia em dados para todos os seus colaboradores nas diferentes geografias em que a empresa está presente.
«O programa tem como objectivo dotar a empresa de competências na compreensão e tratamento de dados numa lógica transversal a todas as áreas de negócio, reforçando assim a componente data driven que se assume como um dos eixos do posicionamento da Galp na abordagem ao mercado e na sua relação com os clientes», avança a empresa em comunicado.
Criado numa lógica de módulos, cuja construção contará com a contribuição das diferentes áreas da empresa, o programa pretende ser uma experiência de aprendizagem que capacite as equipas da Galp para a compreensão e utilização efectiva de dados, dotando assim a empresa de uma compreensão colectiva da linguagem dos negócios orientados por dados. «Consequentemente, o programa permitirá aos mais de 6 mil colaboradores tomarem decisões mais sustentadas e extraírem mais valor dos dados nas suas actividades quotidianas ao serviço da empresa».
Realizado maioritariamente em formato digital Learning, num total de 210 horas, e culminando em projectos concretos e ajustados aos desafios reais da empresa, o programa foi desenhado pelo Data Office e pela área de Learning & Development da Galp, em colaboração com a Porto Business School e com a IDC Portugal, sendo composto por quatro caminhos de aprendizagem diferentes – “Data Fundamentals”, “Data Operations”, “Data Excellence” e “Data Strategy”.
O programa incluirá, ainda, um eixo de on the job coaching, bem como uma oferta formativa técnica em ferramentas de exploração de dados, que garantirá resposta aos desafios táticos das equipas, potenciando o seu impacto na organização.