Gamificação nas empresas: usar o universo dos jogos como chave para um ambiente de trabalho mais produtivo e divertido

Num mundo onde os colaboradores procuram experiências de trabalho que os transportem para além do tradicional business as usual, as organizações começam a recorrer cada vez mais a um conceito inovador para melhorar o ambiente no local de trabalho: a gamificação.

Por Maria José Alemão, manager de Pessoas e Cultura, Auren Consultores Portugal

 

Esta abordagem, inspirada nos jogos para tornar as actividades mais divertidas e envolventes, está a ganhar terreno nas empresas.

Gamificação na avaliação de desempenho: recompensas em vez de relatórios aborrecidos

A avaliação de desempenho e o respectivo momento de feedback são uma componente essencial de qualquer empresa, constituindo uma oportunidade para fazer um balanço das actividades desenvolvidas, das competências adquiridas ou consolidadas e também das lições aprendidas com tudo aquilo que correu menos bem.

Sendo o momento primordial para discutir o que poderemos melhorar, em nós e no nosso contributo para a organização, é também uma ocasião para avaliar como a organização nos pode ajudar a desenvolver todo o nosso potencial.  No entanto, é geralmente encarada como uma actividade quase de cumprimento pró-forma, entediante e até, por vezes, assustadora.

Com a gamificação, este processo pode ser completamente transformado: em vez de reuniões formais com relatórios complicados, a gamificação irá permitir que os colaboradores ganhem pontos e recompensas pelo cumprimento de metas e objectivos. Estes pontos poderão ser convertidos em benefícios (a definir pela empresa), como dias de folga, vales-presente ou mesmo práticas de reconhecimento dentro da empresa (estrelas, menções, badges, entre outros exemplos).

Esta passará a ser uma abordagem mais leve e envolvente, que incentiva os colaboradores a darem o seu melhor, enquanto recebem feedback imediato sobre o seu desempenho, além de tornar o processo ainda mais objectivo: havendo cumprimento de missões e metas concretas que, ao serem cumpridas, serão claramente visualizadas, passando a recompensa a ser percebida também de forma imediata e, portanto, valorizada como reconhecimento.

Imagine como a sua empresa beneficiaria de um processo destes: reconhecimento individual, percepção de valorização, sentimento de realização, como acha que os seus colaboradores se sentiriam?

Gamificação no plano de carreiras: definição de percursos para o sucesso

Para muitos colaboradores, o plano de carreiras é como um quebra-cabeças, difícil de compreender e de visualizar, praticamente impossível de alcançar e, portanto, mais dissuasor do que atractivo.

Não se compreendem as alternativas, os percursos ou, até, os processos de mobilidade interna e correspondentes regras a seguir para uma carreira minimamente satisfatória e que possibilite ser percepcionada como gratificante.

A gamificação pode ajudar a simplificar esse processo, permitindo a definição de percursos claros com objectivos alcançáveis. Imagine um jogo em que cada etapa do plano de carreiras é um nível a ser superado. Quem não gosta de superar-se?

Ao concluir, por exemplo, um conjunto de formações, certificações e/ou projectos definidos para si mesmo, o colaborador vai adquirindo pontos que lhe vão indicando o seu progresso rumo ao próximo nível, com etapas claramente estabelecidas.

Esta abordagem dará aos colaboradores uma ideia clara de como progredir, criando motivação e envolvimento, de uma forma engraçada, que pode incluir competição saudável com colegas, jogando individualmente ou em equipas, criando o desejo interno de superação de dificuldades para ultrapassar os obstáculos e alcançar os objectivos propostos. “Vamos subir o nível?” passa a ser o mote para progressão.

Gamificação na formação: aprender de forma divertida

A formação é uma parte vital para o desenvolvimento dos colaboradores, mas nem sempre é a mais estimulante. Convenhamos que há formações – e temas de formação – que são muito maçadores e quase convidam à desistência (disengagement). Já lhe aconteceu?

A gamificação muda essa percepção, transformando a aprendizagem num processo interactivo e divertido. As empresas podem recorrer a quizzes, jogos de resolução de problemas e simulações para tornar a formação muito mais interessante.

Os colaboradores aprendem com maior facilidade quando estão envolvidos e a competição saudável pode estimular uma aprendizagem mais rápida e eficaz. Além disso, a possibilidade de ganhar recompensas por participar na formação incentiva a participação activa.

À medida que vai completando módulos, irá recebendo feedback e incentivos para que continue a progredir. E, caso interrompa a sua jornada formativa ou pretenda desistir, receberá mensagens de incitamento para que continue.

Se o percurso for definido, por exemplo, através de um jogo de competição entre equipas, cada elemento da equipa que se atrase na sua progressão – gerando, portanto, um atraso geral na equipa em competição – será de imediato incentivado a apressar a participação pelos próprios companheiros de equipa para que possam recupera o atraso face às restantes equipas. Afinal ninguém gosta de perder para ‘o vizinho do lado’, não é verdade?

Gamificação e comunicação: melhorar a interacção entre colaboradores

Uma boa comunicação interna é essencial para qualquer empresa. A gamificação pode ajudar a melhorar a forma como os colaboradores interagem entre si.

Empresas que criam sistemas de comunicação interna gamificados, onde os colaboradores ganham pontos por partilhar informações úteis ou responder a perguntas, conseguem promover uma cultura de comunicação mais aberta e inclusiva. Esta abordagem incentiva a participação e torna a comunicação interna mais eficiente e dinâmica.

Poderão ser atribuídas estrelas ou elogios por um trabalho bem feito, já imaginou o que esse simples gesto pode fazer pela motivação? Nada como o sentimento de realização alimenta mais a vontade de fazer cada vez melhor.

Gamificação e bem-estar: incentivar um estilo de vida saudável

O bem-estar dos colaboradores é fundamental para a produtividade e a satisfação no trabalho. A gamificação pode ser uma ferramenta poderosa para promover hábitos e estilos de visa saudáveis.

Empresas que adoptam programas de bem-estar gamificados podem criar desafios que incentivem os colaboradores a praticar exercício físico, meditar ou adoptar hábitos mais saudáveis.

Recompensas como descontos em ginásios ou participação activa em projectos envolventes de actividade física e/ou responsabilidade social, como campanhas de limpeza de praias, pintura de escolas ou outras que, em simultâneo, possam também contribuir humanamente para a sociedade e estimular a realização de exercício, podem ser consideradas para estimular a participação. O sentimento de gratidão e contributo para a melhoria da sociedade podem ser o melhor estímulo para a melhoria da saúde mental.

Desta forma, a gamificação transforma a procura de um estilo de vida saudável em algo mais gratificante e envolvente.

Gamificação e team building: construir laços mais fortes

O team building é essencial para criar um ambiente de trabalho coeso e colaborativo. A gamificação oferece uma forma única de unir os colaboradores através de jogos engraçados e desafiantes.

Competições amigáveis, quebra-cabeças em grupo ou desafios estilo escape room são exemplos de actividades gamificadas que promovem a colaboração e criam laços mais fortes entre colegas.

Estas experiências colectivas ajudam a construir confiança e camaradagem, melhorando a produtividade e a eficiência no local de trabalho. Além disso, permitem ainda que as pessoas se conheçam em contextos fora do estrito âmbito do trabalho, possibilitando a criação de elos mais fortes e derrubando silos, desconfianças e até preconceitos originados pelo desconhecimento pessoal.

Conclusão: gamificação para o sucesso

A gamificação tem o poder de revolucionar a forma como as empresas abordam a produtividade, a comunicação e o bem-estar geral dos colaboradores, contribuindo para aumentar a satisfação das pessoas e criar um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.

Ao tornar o trabalho mais divertido e gratificante, as organizações conseguem criar um ambiente onde os colaboradores se sintam motivados e valorizados. Em simultâneo, são naturalmente reforçados o sentimento de pertença e de cultura. Ao sentirem-se reconhecidas e escutadas, formando “parte de”, as pessoas escolhem ficar – o que é extremamente importante quando se pretende incrementar a retenção e fidelização dos colaboradores.

De notar, no entanto, que é importante implementar a gamificação de forma equilibrada, de forma a evitar excessos de competitividade ou distracções que desfoquem do trabalho em si. Com uma abordagem cuidadosa, a gamificação pode ser a chave para um ambiente de trabalho mais produtivo e feliz.

Se vamos resolver tudo? Talvez não. Mas, se conseguirmos que as pessoas vão trabalhar diariamente com dedicação e gosto, de bom humor, motivadas e felizes, dispostas a dar o seu melhor e a contribuir para um bom ambiente de trabalho, o que mais poderemos desejar?

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