Gere equipas? Evite estes quatro erros (“fatais” ao bom desempenho)

Quer fazer com que os seus colaboradores se sintam valorizados? A pensar nisso, a Harvard Business Review partilha quatro erros que deve evitar a todo o custo.

 

Tome nota:

Manifestações de gratidão genéricas ou que soam a falso
O apreço deve ser específico e genuína. Embora os colaboradores fiquem entusiasmados com a variedade de maneiras pelas quais se pode exprimir gratidão, não apreciam gestos vazios ou improvisados. Há uma diferença entre gritar um agradecimento ao sair pela porta e sentar-se com um colaborador para descrever o que valoriza no seu trabalho e o seu efeito positivo na equipa ou na organização.

Manifestações significativas de agradecimento são consideradas oportunas, relevantes e sinceras, enquanto expressões que soam vazias podem na verdade ser piores do que nenhum reconhecimento. Os gestores também precisam de ter cuidado ao reconhecer uma equipa. Às vezes, o desempenho de um grupo não reflecte os contributos iguais de todos os seus elementos, e corre o risco de alienar os profissionais de alto desempenho se todos receberem o mesmo reconhecimento.

Negligenciar os procedimentos padrão da empresa
Muitos gestores ocupados acham que procedimentos como reviews anuais, check-ins trimestrais e nomeação de colaboradores para prémios são uma perda de tempo. Mas, para os profissionais, são marcos importantes que fornecem pistas sobre o seu progresso e desempenho. Quando um gestor os ignora, muitas vezes os colaboradores deduzem que são eles que o gestor não valoriza e não o procedimento em si. Se pretende contornar as regras da organização, pelo menos deve ser explícito com os seus colaboradores sobre o motivo, para saberem que não está relacionado com eles.

Fazer um colaborador sentir-se isolado dos colegas ou da organização  
Para os gestores, é mais fácil ver como os contributos de cada pessoa se ajustam ao trabalho dos outros, mas muitas vezes falta aos colaboradores essa visão. Quando os gestores destacam como os profissionais utilizam o trabalho uns dos outros dentro do seu departamento ou entre outros, isso prepara terreno para que o reconhecimento se espalhe por toda a organização.

Mudanças de comportamento repentinas ou inexplicáveis
Se não se focou em demonstrar apreço pelos colaboradores não compense demais; é provável que considerem os seus esforços falsos. Em vez disso, diga-lhes que está a trabalhar nas suas competências de gratidão como líder. Reserve um tempo para perguntar como gostariam de ser reconhecidos. Alguns podem gostar de ser reconhecidos publicamente, mas outros ficarão irritados com a ideia. A chave é conhecer as preferências individuais dos colaboradores.

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