Gestamp cria 35 novos empregos em Aveiro
A Gestamp, multinacional espanhola dedicada à produção de componentes metálicos para o sector automóvel, instalou a primeira linha de estampagem a quente em Portugal. Localizada na fábrica de Aveiro, onde emprega 700 colaboradores, esta linha deverá gerar 35 novos postos de trabalho.
A nova linha, que apoiará a produção automóvel da Volkswagen, resulta de um investimento de 20,6 milhões de euros, entre 2018 e 2020. Com esta medida, a empresa espera melhorar o desempenho e aumentar a capacidade produtiva da sua linha de estampagem a quente.
Esta infraestrutura foi considerada de interesse estratégico nacional, o que levou à oficialização de uma parceria com o Governo português na passada quarta-feira, dia 16 de Julho.
A assinatura do contrato entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a Gestamp contou com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. Este acordo contempla a concessão de um crédito de três milhões de euros à espanhola, sem juros, do qual cerca de dois milhões de euros poderão ser convertidos a fundo perdido.
«Desde a sua fundação que a Gestamp está presente em Portugal, há mais de duas décadas. Viemos, como sempre o fizemos, para acompanhar os nossos clientes no fabrico dos produtos mais inovadores. Hoje, essa aposta encontra-se mais viva do que nunca, como bem demonstra este novo projecto», realça o director da Gestamp para a Europa do Sul, Fernando Macías, em comunicado.
A Gestamp está actualmente presente em 22 países, com 110 unidades industriais, mais duas em construção, 13 centros de I&D e uma equipa global constituída por mais de 43 mil colaboradores.
A operar em Portugal desde 1997, a Gestamp emprega 1600 pessoas nas três fábricas que possui no país, em Vila Nova de Cerveira, Vendas Novas e Aveiro.