Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica
Assim se chama a obra de Dora Martins e Rita Moreira da Cruz, que será apresentada hoje, dia 24 de Janeiro, no grande auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). Reúne exemplos de 15 empresas de Portugal e Espanha.
A sessão, que terá início às 19h00, conta com a presença de HR partners ou gestores de talento das empresas participantes na obra.
O livro reflete a importância das boas práticas de gestão de talento, de olhar para as pessoas como o eixo principal da estratégia das organizações, de um estilo de liderança adaptado para a diversidade global de talentos. Conta com testemunhos de 15 empresas ligadas à indústria e consultoria, entre as quais, por exemplo, a DouroAzul, a Farfetch e a Sonaea, assim como organizações de economia social com actuação no domínio da acção social, saúde e bem-estar, como a Cruz Vermelha Portuguesa.
Privilegiando uma abordagem actual sobre o contexto organizacional ibérico, a obra destaca três eixos: a atracção, a retenção e o desenvolvimento do talento, através de uma gestão integrada de práticas de gestão e desenvolvimento de pessoas, alinhada com a cultura organizacional e competitividade do negócio.
As autoras da obra – Dora Martins, docente do ISCAP na área de Recursos Humanos, e Rita Moreira da Cruz, da empresa BorgWarner – destacam no livro que «profissionais com talento, regra geral, apresentam melhores níveis de desempenho, rentabilidade mais elevada, têm foco no crescimento pessoal, adaptam-se à mudança e geram mudança, exigem grande qualidade e consistência das chefias, são proactivos e têm paixão pela acção e pela mudança».
Veja também estas notícias.