Gestores de Pessoas e IA, as suas prioridades para 2024, entrevistas e casos práticos. A edição de Dezembro da Human Resources já está disponível
Na última edição de 2023, o destaque de capa vai para um estudo sobre como aproveitar o potencial dos gestores de Pessoas na adopção da Inteligência Artificial nas organizações. Das entrevistas, passando por mais um Barómetro Human Resources, com foco nas tendências para 2024, são muitos (e variados) os conteúdos de interesse na Human Resources n.º 156, que já está disponível online e chega às bancas amanhã.
A Egon Zendher, consultora internacional de liderança e gestão de talento, faz uma análise extensiva sobre o tema da IA e o seu impacto na força de trabalho em três grandes áreas: conciliação da IA e análise humana; inclusão dos Recursos Humanos nas discussões estratégicas; e as implicações da adopção da IA para os colaboradores. Além de case studies, apresenta dicas de actuação para gestores de Pessoas e lideranças.
Nas entrevistas, destaque para a conversa com Juan Oliveira, CEO da Ericsson Portugal, que, apesar de estar em Portugal há apenas um ano, tem os objectivos bem definidos e uma certeza: as pessoas estão no centro da estratégia da Ericsson.
Na rubrica Gestora de Pessoas, a protagonista é Inês Calhabéu, directora de Recursos Humanos da Cimpor, que antecipa as políticas de bem-estar no trabalho e a formação contínua dos colaboradores, em ambientes de trabalho flexíveis e inclusivos, como as tendências em foco para 2024.
No “Em directo” estivemos à conversa com Joe Mull, fundador da BossBetter Leadership Academy, que acaba de lançar o livro “Employalty: How to Ignite Commitment and Keep Top Talent in the New Age of Work”. Num momento em que assistimos a um “recalibrar” da forma como o trabalho encaixa nas nossas vidas, o presente e futuro do mundo do trabalho vai depender precisamente desse Employalty.
Nesta edição há também mais um Barómetro Human Resources, o 50.º, com a análise a recair sobre os grandes desafios da Gestão de Pessoas para 2024, destacando-se que prioridades dos gestores RH e CEO não são exactamente coincidentes. E por falar em lideranças, conclui-se que, em Portugal, a maioria não tem as competências necessárias para enfrentar os desafios que se avizinham.
No “Em foco”, damos a conhecer os resultados do mais recente Immersive Tech Report, através da análise de Nuno Ferro, Brand leader da Experis, e, no Case Study, o foco vai para uma Academia do Grupo Ageas Portugal que dá palco aos talentos “escondidos” dos colaboradores.
Também não falta a habitual HR Talk, que, no seu 11.º episódio, juntou Cláudia Romão, People lead da MC | Sonae; Maria José Barros, directora da CUF Academic Center; e Filipa Peixoto, expert manager da Randstad Portugal, à volta do tema da formação e desenvolvimento de competências.
Destaque ainda para o Dream Day da PWN Lisbon, que contou com a Human Resources como media partner. Na celebração de 12 anos de actividade, o encontro anual promoveu uma reflexão sobre as desigualdades que ainda persistem, mas com foco no futuro, assente na diversidade, com vista à construção de organizações (e sociedades) mais sustentáveis.
Nos conteúdos branded, temos a CH Consulting, e, no especiais, quatro temas: Relocation (Autodoc), Coaching (Nova SBE), Felicidade (Milestone) e Employer Branding (Bosch).
Não vai querer perder a última edição do ano.
Confira o alinhamento completo, aqui. E, seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.