Google já tem “modo de inteligência artificial” (para fazer concorrência ao ChatGPT)

A Google anunciou quarta-feira o lançamento de um «modo de inteligência artificial» no seu motor de busca, um separador, como o das imagens ou das notícias, que é um chatbot.

 

Esta opção, que é actualmente apenas «uma experiência preliminar» para os subscritores do Google One AI Premium, pode responder a questões mais complexas, de acordo com a empresa.

«Pode perguntar qualquer coisa que tenha em mente e obter uma resposta útil com tecnologia de IA, além da possibilidade de ir mais longe com perguntas complementares e links úteis da web», explicou a gigante tecnológica, em comunicado citado pela agência Efe.

Com esta ferramenta, a Google procura competir com o Perplexity ou o ChatGPT Search, que oferecem sistemas de pesquisa semelhantes com IA.

«Como acontece com qualquer produto de IA em fase inicial, nem sempre acertamos. Por exemplo, embora o nosso objectivo seja que as respostas de IA no Inquérito apresentem informação com base no que está disponível na web, é possível que algumas respostas possam, involuntariamente, assumir uma personalidade ou reflectir uma opinião específica», alertou a empresa, na sua nota.

O maior problema da IA generativa é quando a IA dá uma resposta bem estruturada, mas falsa.

Outra ferramenta de IA que a Google oferece no seu motor de busca é o Overviews, uma funcionalidade que oferece um resumo gerado por IA.

A empresa anunciou hoje que a AI Overviews vai começar a utilizar o Gemini 2.0, a sua IA mais poderosa, nos Estados Unidos.

Ler Mais