Gosta de jogos? Por que não fazer disso profissão? Inscreva-se nesta iniciativa de gaming (onde as oportunidades de emprego serão cada vez maiores)

O projecto INGaming (Inclusive Gaming @Valongo), desenvolvido pelo Center of Digital Inclusion (CDI Portugal), chegou ao Centro de Cidadania Digital de Valongo.

 

No passado domingo, dia 26 de Fevereiro, decorreu um evento de esclarecimento da iniciativa, que tem como objectivo de proporcionar condições, ambiente e acompanhamento individual aos jovens gamers dos 15 aos 25 anos. Em parceria com a For The Win (FTW) e a Câmara Municipal de Valongo, o foco é no desenvolvimento dos jovens que têm esta prática e na desconstrução do estigma negativo feito com base na adição e falta de competências sociais.

O dia foi dedicado a mostrar aos jovens que «podem ser gamers de forma saudável e ainda desenvolver competências importantes para o seu percurso escolar e, depois, mercado de trabalho», defende a organização referindo-se ao pensamento crítico, tomada de decisão, resolução de problemas, criatividade, inteligência emocional, liderança ou trabalho em equipa.

«É preciso dissociar o estigma negativo que o Gaming tem», explicou João Baracho, director-executivo do CDI Portugal, ao acrescentar: «Acreditamos que através da sua práctica são canalizadas competências muito valorizadas no mercado de trabalho. Para além do mais, este é um sector em inegável crescimento e as oportunidades de emprego serão cada vez maiores.»

Será dado aos jovens um acompanhamento em inteligência emocional, enquanto têm treinos com profissionais da FTW. O League of Legends (LoL) e o FIFA fazem parte do programa, assim como a possibilidade de ser criada uma equipa de e-sports em Valongo.

Os jovens da zona de Valongo dos 15 aos 25 anos que se enquadrem na designação NEET (Not in Empleyment, Education or Training) podem inscrever-se no projecto INGaming até ao dia 11 de Março.

Ler Mais