Gosta de sair à noite? Há três bares portugueses entre os melhores da Europa
De acordo com o ranking do Guia Europeu de Bares, há três bares portugueses no Top 100 dos Melhores Bares da Europa para 2025. Anualmente, a plataforma criada por Jack Anderton classifica os melhores locais para tomar uma bebida, e este ano o Pavilhão Chinês, em Lisboa, destacou-se ao conquistar o 15.º lugar, revelou a Nit.
No topo da lista, encontra-se o La Fleur En Papier Doré, na Bélgica. A completar o top 3 está o Szimpla Kert, em Budapeste (2.º lugar), o Retsins Lucifernum (3.º) e o ‘t Brugs Beertje (4.º), ambos na Bélgica.
Situado no Príncipe Real, o Pavilhão Chinês subiu quatro posições em comparação com o ranking de 2024, onde ocupava a 19.ª posição. O bar abriu originalmente em 1901 como uma “mercearia fina” e, após um período de encerramento, reabriu em 1986 já como bar. O espaço foi restaurado e preservou a sua decoração original.
O bar Foxtrot, localizado perto de São Bento, também em Lisboa, desceu duas posições, passando do 81.º lugar em 2024 para o 79.º este ano. Por sua vez, o Procópio, situado por trás do Jardim das Amoreiras, na capital, viu a sua classificação cair do 62.º para o 74.º lugar em 2025.
A selecção dos espaços que integram o Top 100 do Guia Europeu de Bares baseia-se em cinco critérios: qualidade e variedade das bebidas, estilo e decoração, ambiente e vida local, comodidades e eventos oferecidos, bem como a relação qualidade/preço.
Estes são os 20 melhores bares da Europa:
- La Fleur En Papier Doré, Bruxelas
- Szimpla Kert, Budapeste
- Retsins Lucifernum, Bruges
- t’Brugs Beertje, Bruges
- Zlatna Ribica, Sarajevo
- Papa Joe’s Jazzlokal, Colónia
- U Hrocha, Praga
- Le Pot Au Lait, Liège
- Goupil Le Fol, Bruxelas
- Kulminator, Antuérpia
- Vlissinghe, Bruges
- Schlenkerla, Bamberg
- Bar Marsella, Barcelona
- The Gravediggers, Dublin
- Pavilhão Chinês, Lisboa
- Café De Dokter, Amesterdão
- Dick Mack’s, Dingle
- U Černého vola, Praga
- Papa Joe’s Biersalon, Colónia
- Dead Soldier Speakeasy, Iași