Gostava de trabalhar em hotelaria? Estas vão ser as funções mais procuradas em 2024
A empresa de recrutamento Michael Page lançou o estudo anual sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão. O estudo mostra que 2023 foi a consolidação da retoma já observada em 2022, em que o sector contribuiu com milhões de euros para a economia no país, seja através do investimento captado, ou do consumo proveniente do turismo que, em termos de recrutamento, se concretizou numa elevada procura dos mais distintos profissionais da área.
Observou-se um claro crescimento na procura de perfis de direcção nas mais diversas áreas – F&B, alojamento, comercial -, contudo a grande dificuldade continua a prender-se com a procura de perfis mais operacionais, nomeadamente na área de cozinha e áreas de F&B. Para este tipo de funções, o sector ainda não se torna atractivo pelos salários pouco competitivos e as condições inerentes à área (turnos, trabalho ao fim-de-semana, entre outros).
Numa altura em que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional ganha maior relevo, recrutar para esta tipologia de funções torna-se uma tarefa ainda mais exigente. O ano de 2023 foi também marcado pelo desenvolvimento de novas estratégias, tais como melhorias das condições salariais e implementação de programas de desenvolvimento de competências para reter talento.
Face a este contexto, o sector de hotelaria e turismo demonstra ser uma área com um enorme potencial para próximos os anos. Como referência salarial, um director-geral de Operações pode auferir até 112 mil euros na zona do Porto e um director de Hotel até 90 mil euros, na zona de Lisboa.