Governo apoia empreendedorismo jovem

A partir de 2013, o Governo vai criar o Passaporte para o Empreendedorismo, Vale Empreendedorismo e o Plataforma de Ignição, três passos para apoiar jovens recém-licenciados, em situação de desemprego ou finalistas, que queiram criar um negócio próprio.

Este programa engloba um conjunto de medidas de incentivo e financiamento capazes de dar resposta, de forma integrada, às diferentes necessidades do ciclo de vida de uma startup – ideia, arranque e desenvolvimento – como lembra o Governo no Orçamento do Estado para o próximo ano.

Os jovens empreendedores vão receber um apoio financeiro para ajudar a que o projecto se estabeleça. Como se pode ler no relatório do Orçamento do Estado para 2013, na fase de geração do projecto, o empreendedor, que terá de ser um finalista ou recém-licenciado, poderá beneficiar de uma bolsa no montante de 1.65 IAS (indexantes de apoio social) por mês para desenvolver a sua ideia. Ou seja, 691,7 euros mensais.

Na fase de arranque do projecto poderão usufruir do Vale Empreendedorismo que permite que empresas no seu primeiro ano de actividade, e tendencialmente vocacionadas para o sector transacionável, possam beneficiar de um apoio de 15.000 euros para promover o desenvolvimento do seu plano de negócios.

Por fim, e para acelerar o desenvolvimento de empresas, será promovida a Plataforma de Ignição que permitirá a articulação entre os promotores de diversas instituições do sistema de empreendedorismo e inovação com a Portugal Ventures, no sentido de identificar potenciais oportunidades para a criação e desenvolvimento de empresas inovadoras.

Está ainda prevista a possibilidade de reembolso das prestações do empregador para a Segurança Social. O Governo refere, no documento, que esta medida aplicada a empresas recentemente criadas e de caráter eminentemente transaccionável, permite um aumento da competitividade por via da redução de custos não salariais.

Ler Mais