
Governo aumenta em 25% vencimento diário dos bombeiros no período crítico dos incêndios
A ministra da Administração Interna anunciou que os bombeiros do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) de 2025 que estiveram na linha da frente vão receber uma majoração de 25% no vencimento diário.
«Por resolução do conselho de ministros, foi decidido que todos os bombeiros que lutaram na linha da frente das áreas mais afectadas durante o período de 26 de Julho até 27 de Agosto terão uma majoração de 25% no seu vencimento diário, que se prolongará por mais 15 dias», disse Maria Lúcia Amaral, no concelho da Lousã, distrito de Coimbra.
A governante, que efectuou uma visita aos Bombeiros Voluntários de Serpins, salientou ainda o compromisso do Governo de definir o estatuto profissional para os operacionais que têm um contrato de trabalho permanente com as associações humanitárias locais.
Segundo a ministra, que deixou um agradecimento público aos bombeiros portugueses, a definição “rigorosa e justa” do seu estatuto profissional “será uma preocupação do Governo nos meses que se seguirão”.