Great Place to Work®: O bem-estar nas empresas

Quando se fala em saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho não existe uma clara definição destes termos e cada um é usado para explicar ou para definir o outro.

O conceito de bem-estar está relacionado com a ausência de doença ou de experiências negativas e tem sido associado à ausência de stress ocupacional, burnout, depressão, esgotamento e outros temas correlacionados (Kahn & Byosiere, 1992; Maslach & Jackson, 1986). Já a ausência de experiências negativas leva-nos a pensar em experiências positivas (RYAN & DECI, 2001). O bem-estar no trabalho deve considerar a experiência cumulativa dos afectos vividos pelo colaborador e esta experiência é um construto multidimensional que engloba a felicidade (Daniels, 2000). O bem-estar implica estar bem em relação ao trabalho, como forma de realização profissional e pessoal, e à empresa da qual se faz parte. Se as experiências positivas são imprescindíveis para construir o bem-estar, como construí-las? Recorramos ao dicionário!

EXPERIENCIAR [1]
ex.pe.ri.en.ci.ar

• (i)ʃpərjẽˈsjar, ɐjʃpərjẽˈsjar verbo transitivo experimentar, sentir, viver.

 

FELICIDADE [1]
fe.li.ci.da.de

• fələsiˈdad(ə), fəlisiˈdad(ə) nome feminino

1. estado de quem é feliz; contentamento; bem-estar;
2. acontecimento feliz; bom êxito;
3. boa fortuna; sorte; ventura.

[1] Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa, Porto Editora.

A experiência é o sentir e o viver, ou ainda, experimentar a vida ou sentir a vida. Deste modo, a vida é um conjunto de experiências: se a maioria delas for positiva, pode dizer-se que o indivíduo está em estado de felicidade, contentamento ou bem-estar. Recapitulando, o bem-estar é construído a partir de experiências positivas. São estas experiências que levam ao estado de felicidade. Colaboradores mais felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos (OSWALD, A. J., PROTO, E., SGROI, D, 2015). Como as empresas podem oferecer experiências positivas aos colaboradores para promover o bem-estar e atingir um estado de felicidade?

 

Employee Experience e o bem-estar
Às experiências vividas nas organizações denominamos Employee Experience (EX). O EX é um dos processos que está na base da construção de uma excelente marca empregadora para colaboradores e stakeholders. Já o Employer Branding permite às organizações atrair e reter talentos e envolver todos no sucesso do negócio.

Para o Great Place to Work®, o EX é composto por nove áreas: Contratar e acolher, inspirar, falar, ouvir, agradecer, desenvolver, cuidar, celebrar e partilhar.

Faz parte da responsabilidade da liderança criar experiências positivas e a equipa de Recursos Humanos deve disponibilizar as ferramentas necessárias para criar uma jornada incrível aos colaboradores. Todas as áreas contribuem para dar segurança emocional aos colaboradores, não obstante uma delas trata do bem-estar das pessoas: “Cuidar”.

Em “Cuidar” avalia-se não só a capacidade da empresa criar um ambiente de trabalho inclusivo, como o portefólio de benefícios e a preocupação com a qualidade de vida, tempo livre, saúde e bem-estar e outros eventos significativos na vida dos colaboradores, tais como crises pessoais, doenças de familiares, nascimentos, casamentos, entre outros.

Analisa-se, ainda, a preocupação entre colegas e da liderança pelo colaborador, enquanto pessoa. E como os colaboradores dos Best Workplaces™ Portugal, edição 2021, percepcionam o cuidado que a sua empresa tem consigo? Como são estas práticas percepcionadas?

  • 83% afirma trabalhar num ambiente psicológica e emocionalmente saudável.
  • 91% afirma que as instalações da empresa contribuem para o bom ambiente de trabalho.
  • 93% diz ter liberdade para flexibilizar o horário.
  • 87% diz ser encorajado a conciliar a vida pessoal/profissional.
  • 79% afirma ter benefícios especiais e exclusivos.
  • 89% sente que nos preocupamos uns com os outros.
  • 96% percepciona um tratamento justo, independente da idade, género, raça e orientação sexual.
  • 85% sente que a liderança se interessa por si como pessoa, não apenas como colaborador(a).

 

Atento e para chamar a atenção não só das empresas, mas de toda a sociedade, da importância do “Cuidar” dos colaboradores, da sua saúde (física e mental) e do seu bem-estar, o Great Place to Work® Portugal atribui, desde o ano de 2014, o Prémio Social de Saúde e Bem-Estar. Este prémio tinha por objectivo distinguir as empresas pela qualidade das suas políticas e práticas promotoras de saúde e bem-estar. Na edição de 2022, este prémio irá dar lugar ao Prémio Social Qualidade de Vida, que visa reconhecer as empresas que promovem a saúde e bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal/profissional dos seus colaboradores, garantindo, assim, a qualidade de vida das suas pessoas nas duas esferas, ou seja, em casa e no trabalho.

Deste modo, para que as organizações promovam um ambiente de bem-estar para todos os colaboradores, partilhamos algumas sugestões:

1.Proporcionar um ambiente de trabalho com instalações/recursos adequados. Durante a pandemia, muitas empresas implementaram o home office. No entanto, algumas não disponibilizaram aos colaboradores os equipamentos necessários à realização da sua actividade. No escritório, quando regressar, procure criar um ambiente que proporcione conforto e socialização e que tenha áreas de descanso.

2. Oferecer actividade física durante o horário de trabalho. Aulas de yoga e alongamentos, mindfulness, entre outras práticas, indicam que a empresa está preocupada com o corpo e a mente dos colaboradores.

3. Permitir a flexibilização do horário. A flexibilidade de horário afecta positivamente a produtividade das pessoas em pelo menos 4,4% (CHOUDHURY, LARSON & FOROUGHI, 2019). O horário flexível evita o stress decorrente das deslocações e, portanto, aumenta a qualidade de vida dos colaboradores.

4. Cuidar do clima laboral. Para saber, realmente, a percepção dos colaboradores sobre a empresa, o ideal é estruturar um calendário de pesquisas de clima. Com estas pesquisas irá recolher a opinião dos colaboradores sobre o que pode ser feito para promover o bem-estar no ambiente de trabalho.

5. Celebrar as conquistas e as datas comemorativas. Ter uma cultura de celebração das conquistas é importante para que as pessoas se sintam reconhecidas e tenham a certeza de que o seu esforço faz a diferença na organização. Comemorar os aniversários e outras datas importantes torna a rotina mais leve e divertida.

6. Investir em benefícios de saúde mental é investir directamente no bem-estar do ambiente de trabalho. É crescente a preocupação das empresas com a saúde mental dos colaboradores, mas continua a ser necessário acabar com o estigma associado a esta temática. A psicoterapia é importante tanto para as pessoas que têm alguma doença mental, como para o desenvolvimento de competências de inteligência emocional, por exemplo.

 

Como implementar um programa de bem-estar?
É importante lembrar que as pessoas não são idênticas. Umas valorizam mais ter qualidade de vida, outras o crescimento pessoal e profissional, outras preferem ser reconhecidas financeiramente, algumas querem que os seus valores estejam alinhados com os da organização e, finalmente, algumas querem simplesmente ter estabilidade no emprego.

O primeiro passo é aplicar um survey para entender o momento actual da organização, relativamente não só ao bem-estar, mas também à qualidade do clima organizacional. O segundo passo é fazer uma reflexão profunda sobre os resultados e, a partir, destes estruturar um programa de bem-estar. Este programa deve ter em linha de conta as necessidades dos seus colaboradores e deverá reflectir a sua marca empregadora. O terceiro ponto é divulgá-lo a todos os colaboradores e implementá-lo. Algum tempo após a sua implementação o ciclo pode voltar a repetir-se, através da realização de um survey ou pulse survey, para recolher a percepção dos colaboradores sobre este novo programa.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Consultoria” na edição de Outubro (n.º 130) da Human Resources nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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