Sete organizações distinguidas com nível de excelência de Entidade Empregadora Inclusiva

Analisando os dados de 2021 e 2022, o prémio Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2023, iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), distinguiu 54 dos 165 candidatos, de entre empresas, entidades públicas e sector social, pelas suas práticas de gestão abertas e inclusivas relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.

Apenas sete entidades conquistaram o nível de excelência. As distinguidas foram a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o El Corte Inglés, a holding do Grupo Jerónimo Martins, o Hotel InterContinental Lisbon, MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual, e os Municípios da Moita e de Ílhavo.

Os programas de inclusão no mercado de trabalho, a adequação das infraestruturas ou a adaptação das ferramentas de comunicação interna para serem acessíveis a todos estão entre as iniciativas que o IEFP valorizou.

No caso do Grupo Jerónimo Martins, o IEFP distinguiu o Recheio Cash & Carry e o Pingo Doce com Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2023, com destaque para os Centros Incluir, que o Grupo construiu de raiz em Lisboa e no Porto.

Para Susana Correia de Campos, directora de Relações Laborais do Grupo Jerónimo Martins, «estas distinções são o reconhecimento do trabalho que se tem vindo a desenvolver no Grupo e nas Companhias para sermos cada vez mais inclusivos enquanto empregador e também na relação com os clientes. Procuramos continuamente implementar as melhores práticas de inclusão nas suas múltiplas dimensões.»

Já o El Corte Inglés foi considerada Marca Entidade Empregadora Inclusiva pela quarta vez consecutiva, tendo recebido uma Menção de Excelência pela segunda vez.

Actualmente, dos mais de três mil trabalhadores que a empresa tem em Portugal, 2,8% possuem deficiência e/ou um grau de incapacidade igual ou superior a 60%. Para Susana Silva, directora de Pessoas, «esta distinção pública é um motivo de grande orgulho para nós e para as nossas equipas. É o reconhecimento de que o que fazemos tem impacto na vida das pessoas que trabalham connosco e de que contribuímos para a sociedade onde estamos inseridos. A inclusão está no ADN do El Corte Inglés, desde a sua fundação, e vai muito além da contratação ou da adaptação do posto de trabalho. Há um investimento contínuo, por parte da empresa, ao nível do desenvolvimento profissional e crescimento pessoal de cada colaborador».

Confira todas as entidades distinguidas aqui.

Ler Mais