Grupo Vila Galé: Promover a proximidade eliminando barreiras
Alcançar objectivos comuns, aumentar a confiança, melhorar o desempenho e promover o envolvimento, o entusiasmo e a motivação estão na base da realização das acções de Team Building da Vila Galé.
O team building é uma estratégia muito utilizada pelas empresas para melhorar a dinâmica e aumentar a produtividade das equipas. Na Vila Galé desde há vários anos que são promovidos e eventos internos de team building e não só. «Realizamos anualmente o TVG – Todos Vila Galé que é um evento com duração de dois dias e que junta colaboradores de todos os hotéis a nível nacional para realizarem actividades de team building num dos nossos hotéis», começa por referir Joana Ferreira, coordenadora de Recursos Humanos da Vila Galé. Acrescentando que «para além das actividades, o objectivo deste evento é promover a proximidade entre colegas de vários hotéis». Para além do TVG, a Vila Galé organiza ainda uma festa de Natal por região para todos os seus colaboradores onde são homenageamos os colaboradores com mais de 25 anos de casa, os colaboradores que se reformaram no ano corrente e os vencedores de programas internos, como o VG STAR e o Inovar-Motivar. «Realizamos ainda uma festa de Natal para os filhos dos nossos colaboradores onde oferecemos um presente a cada um e levamos a efeito a Convenção Anual da Vila Galé e o Entre Nós», revela a responsável, esclarecendo que o Entre Nós são encontros entre todos os colaboradores com funções semelhantes, por exemplo, os chefs de todos os hotéis, as governantes ou os directores, para partilharem experiências, ideias e sugestões e inovação.
Questionada sobre em que medida este tema é importante, tanto para os colaboradores da Vila Galé, como para o desenvolvimento do próprio negócio, Joana Ferreira refere que para os colaboradores é extremamente importante porque assim têm a oportunidade de conhecer e conviver com os colegas de outros hotéis, partilhando e recebendo experiências distintas das suas. «Estes momentos acrescentam sempre valor ao trabalho de cada um, além do factor motivacional, pois são eventos preparados exclusivamente para os nossos colaboradores». No que diz respeito ao desenvolvimento do negócio, para a responsável estes eventos são importantes porque, no caso da Convenção e dos Entre Nós, são momentos onde se discutem estratégias e se apresentam ideias de melhoria. «O principal objectivo destas iniciativas é a promoção da motivação junto das nossas pessoas», sublinha, «a par disso é a proximidade com as direcções e administração onde, num momento informal, conseguimos falar com estas e perceber o seu estado de espírito relativamente à empresa».
Motivar os colaboradores
Além de ajudarem a melhorar a produtividade e a motivação dos colaboradores, estas actividades centram-se em libertá-los do “stress” diário, através de experiências e dinâmicas diferentes, nas quais são postas à prova as capacidades físicas e intelectuais de cada um. Com a pandemia chegou a obrigatoriedade de afastamento social, o que torna muito diferente a abordagem a quaisquer eventos, sejam eles internos ou externos. «Efectivamente a pandemia obrigou a um afastamento social, no entanto, nós continuámos a realizar os habituais momentos de convívio», revela Joana Ferreira, enumerando a realização de um evento online no Natal onde a empresa homenageou virtualmente todos os colaboradores em Portugal e no Brasil, a organização de uma Convenção Anual totalmente online e digital, em simultâneo para Portugal e Brasil, tendo este sido o evento que reuniu maior número de colaboradores, e a realização de os Entre Nós também num formato virtual. «Não conseguimos realizar a festa de Natal dos filhos dos colaboradores, mas fizemos questão de enviar um presente que, em conjunto com uma carta totalmente personalizada, fez as delícias das crianças», relembra.
A natureza do conceito de team building – que tem como base o fomento do espírito de equipa através da realização de várias actividades –, é capaz de reforçar e desenvolver a relação entre os membros de uma empresa, pelo que a noção dos resultados obtidos é de estrema importância. Isso mesmo refere a coordenadora de Recursos Humanos da Vila Galé. «Os resultados que são mais importantes para nós e que acreditamos que fazem sentido avaliar neste tipo de eventos são o nível de satisfação das pessoas, a riqueza da partilha e as ideias que surgem e que depois são implementadas, sendo que habitualmente, estes resultados são sempre positivos». Não será então de estranhar que os colaboradores do grupo hoteleiro português valorizem as acções de team building e eventos internos, como revela Joana Ferreira.
«Todas estas iniciativas são muitíssimo valorizadas pelos nossos colaboradores, aliás, são alguns dos momentos mais esperados durante o ano», sublinha, «mesmo os que chegaram mais recentemente à nossa empresa, desde logo sentem automaticamente vontade de participar, visto que o feedback é extremamente positivo». Todas as iniciativas de team building têm também a finalidade de estímular as competências necessárias ao sucesso das equipas. Ao mesmo tempo, estas actividades contribuem para entusiasmar e proporcionar uma nova energia aos colaboradores a qual, mais tarde, se vai reflectir na rentabilidade da empresa. Deste modo, cada uma destas iniciativas revela-se importante para o desenvolvimento profissional de cada colaborador. «No caso de eventos, como a Convenção Anual e o Entre Nós, onde os colaboradores são desafiados a fazer uma apresentação pública sobre diversos temas, estes adquirem competências como recolher informação e pesquisa; análise de dados, retirar conclusões dessa análise a um nível mais global de modo a produzir conhecimento; esmiuçar informação e a comunicá-la ou falar em público, por exemplo», reforça Joana Ferreira, acrescentado que «no TVG – Todos Vila Galé, além da partilha de experiências, os colaboradores obtêm um maior conhecimento sobre a identidade organizacional e promovem activamente um maior espírito de equipa».
Sem barreiras geográficas
Com unidades hoteleiras em Portugal e no Brasil, apenas este ano o grupo Vila Galé conseguiu que estas iniciativas também se estendessem às equipas do lado de lá do oceano Atlântico, «isto à excepção da Convenção anual que, nos anos anteriores recebia alguns colaboradores vindos do Brasil, sobretudo de cargos de direcção», esclarece a coordenadora de Recursos Humanos do grupo hoteleiro. Para Joana Ferreira os aspectos positivos deste encontro entre colaboradores de Portugal e do Brasil são vários. «Os aspectos positivos e mais enriquecedores são, indiscutivelmente, os de partilha de experiências e de ideias, porque reúnem pessoas com experiências distintas, lembremos que no Brasil a maioria dos hotéis são resorts, e com culturas também elas diferentes, pelo que é precisamente isso que torna estes momentos tão especiais.» Além dos eventos mencionados anteriormente que, na sua maioria, se realizaram pela primeira vez em conjunto com o Brasil no último ano, o Grupo Vila Galé promovu igualmente alguns intercâmbios entre colaboradores de Portugal que vão uns meses para o Brasil e vice-versa.
Relativamente ao futuro, Joana Ferreira confessa que o desejo da Vila Galé é que «estes eventos voltem a realizar- -se presencialmente e, eventualmente, recorrendo a ferramentas digitais de forma a minimizar a distância com os colegas do Brasil».
Esta entrevista faz parte do Caderno Especial “Team building e Eventos internos” na edição de Agosto (n.º 128) da Human Resources nas bancas.
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