Há certas frases que não devem ser usadas no trabalho. Descubra cinco (e alternativas aceitáveis)

A forma como falamos pode criar percepções erradas, por isso devemos estar atento aos comentários que fazemos, principalmente no meio profissional. Frases comuns podem assumir um sentido completamente diferente do que esperamos. Saiba o que (não) dizer.

Vários profissionais bem-sucedidos acreditam que as impressões dos outros sobre eles carregam um valor, que contribui para serem escolhidos para realizar projectos relevantes, serem promovidos ou progredirem na carreira. E sabem que até comentários subtis, mesmo inofensivos, podem destruir o sucesso no trabalho.

Tendo isto em mente, Loren Margolis, CEO da Leadership Development Expert, partilhou com a Forbes cinco frases que nunca devem ser ditas em contexto profissional. E também o que deve ser dito em vez disso.

 

1. “Esse não é o meu trabalho”

Existem poucas frases que deixam a sua imagem pior do que esta. No mínimo, as pessoas vão pensar que não consegue ir além das funções do seu trabalho. Em interpretações piores, vão achar que está a ser preguiçoso.

Diga antes,

“Gostava de ajudar, mas de momento não tenho capacidade para isso. Estou disponível daqui a duas semanas, é viável?” ou “Tenho muitas tarefas em mãos de momento, mas posso ajudar em parte do projecto.”

 

2. “Isto sempre foi feito assim”

Se faz as coisas da forma como sempre foram feitas, pode ter problemas. Provavelmente existe outra forma, devido aos avanços tecnológicos e processos de trabalho. Ao ouvirem esta frase, as pessoas vão achar que é teimoso ou resistente à mudança.

Diga antes,

“Já vi que tem algumas ideias criativas para abordar este projecto. Que tal partilharmos as vantagens desse método e explorarmos se existe oportunidade de aperfeiçoá-lo.”

 

3. “Para ser honesto…”

Deve eliminar esta frase do seu léxico por causa da imagem que cria sobre si. Ironicamente, quando quer destacar a honestidade, isso reduz o quão verdadeiro parece para os outros. E provavelmente está a ser honesto quase sempre, por isso não é necessário dizê-lo.

Diga antes,

“Para ir directo ao assunto” ou “Para ser directo” e evite, assim, manchar sua imagem.

 

4. “Posso fazer uma pergunta parva?”

Esta frase estraga a sua credibilidade. Se não entendeu o que alguém acabou de dizer numa reunião, é possível que não seja o único.

Diga antes,

Se acha que a questão que vai colocar, o vai fazer parecer estúpido, pergunte por detalhes: “Pode dar-me um exemplo?”.

Pode ainda optar por, em vez de fazer a pergunta em público, fazê-la em privado. Depois da reunião, pergunte a um colega.

 

5. “Sem problema”

Essa frase tem substituído o “De nada” nas interacções do dia-a-dia, mas, na verdade, é um problema. Quando se diz “Sem problema” como resposta a alguém que agradece, subliminarmente está a caracterizar-se o pedido dela como um fardo. E isso faz as pessoas questionarem se os seus pedidos foram, sim, um problema.

Diga antes,

“De nada” ou “Fico feliz por ajudar” é uma resposta positiva.

Ler Mais