O Instagram tem uma nova funcionalidade. Já viu qual é?

Mark Zuckerberg anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade no Instagram – Channels – que permite aos utilizadores partilharem mensagens de texto, sondagens, e interagir com os seus seguidores. A equipa da Meta prometeu que o novo formato estará disponível a todos os utilizadores nos próximos meses. 

O “Channels” é uma ferramenta popular já utilizada noutras plataformas de mensagem e plataformas, tais como o Telegram. Os peritos da Kaspersky prepararam um pequeno guia com dicas para ajudar os proprietários dos canais a manter os seus dados pessoais seguros, e não cair na armadilha dos cibercriminosos.

1. Confie, mas verifique
Os channels são uma óptima ferramenta para se ligar muito de perto com o seu público. Apesar disto, uma precaução extra é sempre uma coisa boa quando os seus dados pessoais estão em jogo. 

Não clique em ligações suspeitas nos channels e não descarregue ficheiros desconhecidos – à primeira vista, será que podem ser mais simples, ou mais óbvios? No entanto, os cibercriminosos estão a tornar-se mais inteligentes e inventivos, disfarçando ficheiros ou websites maliciosos como coisas bastante comuns, tais como websites para recolha de estatísticas de canais, ou uma apresentação com uma proposta de cooperação. Através de ficheiros ou sítios de phishing similares, os cibercriminosos podem obter acesso aos seus dados pessoais, incluindo informações bancárias, bem como dados de contas, por exemplo. 

Um bom ajudante aqui pode ser uma solução de segurança fiável que não lhe permitirá entrar num tal sítio ou abrir um ficheiro malicioso.

 

2. A autenticação de dois factores e uma palavra-passe forte são bons seguros
A velha, mas dourada regra de usar uma palavra-passe forte e única que pode reduzir drasticamente o risco de perda de quaisquer dados pessoais de contas online continua a ser relevante, especialmente quando se aumenta a defesa com autenticação de dois factores. 

Criar uma palavra-passe forte não é tão difícil como parece. Importante, deve ser única. A opção mais segura é utilizar a capacidade de um gestor de senhas para criar senhas fortes e não-memorizáveis para todas as contas. Neste caso, os utilizadores precisam simplesmente de criar apenas uma palavra-passe principal forte e única para quando utilizarem uma aplicação deste tipo todos os dias.

 

3. Não se esqueça de verificar a configuração de privacidade da conta
Embora os canais reúnam uma vasta audiência em torno do utilizador e lhe permitam fazer novos conhecimentos e discutir uma variedade de questões prementes, é melhor verificar primeiro as definições de privacidade da própria conta Instagram. Pode começar por verificar se as contas são “públicas” ou não. Isto significa que os motores de busca podem “ver” os dados nas contas pessoais e exibi-los na cadeia de pesquisa ou não. 

No Instagram, os utilizadores podem fazer esta configuração por si próprios. Escondendo-se dos algoritmos de pesquisa, as pessoas aumentam o nível de privacidade dos seus dados quando qualquer pessoa com acesso à Internet pode potencialmente encontrar um número de telefone ou endereço residencial.

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