Há um novo hub tecnológico a norte que alia tecnologia, inovação e sustentabilidade

O MITH – Minho Innovation and Technology Hub, powered by Casais, é um novo espaço que pretende aliar tecnologia, inovação e sustentabilidade num ambiente colaborativo. Localizado em Guimarães, município que participará na Missão para as 100 cidades inteligentes e neutras em termos de clima até 2030, o edifício foi desenvolvido com recurso ao modelo de construção híbrida. Encontra-se nas imediações do polo da Universidade do Minho, onde estão as áreas de Engenharia e Arquitectura.

 

«A localização do MITH é privilegiada dada a proximidade ao Grande Porto e à Galiza (Espanha), para se tornar no centro nevrálgico do conhecimento e inovação em áreas como a engenharia, a sustentabilidade e a arquitectura, conceitos que estão cada vez mais interligados, permitindo o aprofundamento e captação do interesse por parte de profissionais especializados tanto nestas áreas e que procurem sinergias não só com a academia, mas também com uma grande empresa, como é o Grupo Casais», lê-se em comunicado.

O Grupo Casais assinará, em conjunto com a Universidade do Minho, a Câmara Municipal de Guimarães, a Tecminho e o Sitio, um protocolo que visa o acesso a condições para empresas e projectos identificados, cuja origem resulta da colaboração com uma ou mais destas três entidades signatárias do protocolo. A autarquia, a Universidade do Minho e o Grupo Casais pretendem que este hub seja espaço de referência para o desenvolvimento tecnológico.

O hub pretende promover uma interface entre as empresas, a academia e os institutos inseridos neste ambiente, sendo, por isso, um local propício à instalação de startups e de empresas que pretendam dinamizar a relação com a investigação. Poderá ser benéfica, neste hub, a instalação de projectos em curso, mas também de empresas que beneficiem da ligação com outras entidades que estão instaladas no local. O ponto essencial é que o conceito de cada empresa alojada no MITH terá de estar relacionado com inovação e tecnologia.

O Grupo Casais prevê ter naquele espaço os seus especialistas de BIM e outras tecnologias digitais relacionadas com o sector AEC (arquitectura, engenharia e construção), o que permitirá desenvolver um ecossistema de inovação e conhecimento.

O MITH vai contar com um espaço de co-work, o Sitio, marca que se insere numa rede de espaços colaborativos em Portugal. Presente em vários pontos do País e com mais de 20 espaços de co-work e co-living, este será o primeiro espaço em Guimarães e permitirá reforçar o ADN e as infraestruturas do MITH, contribuindo para a atractividade de uma comunidade de empreendedores, inovadores e start-ups.

Ler Mais