Há um novo líder isolado nos passaportes mais valiosos do Mundo. Saiba também que posição ocupa Portugal (desceu)

O Henley Passport Index classifica todos os passaportes do mundo de acordo com o número de destinos a que os seus titulares podem aceder sem visto prévio, baseado em dados da International Air Transport Association (IATA). A Henley & Partners acaba de divulgar o ranking de 2025.

 

Singapura e Japão destacam-se do grupo de seis países que partilharam o primeiro lugar no ano passado para garantir o ouro e a prata, respectivamente, no Henley Passport Index 2025, que classifica todos os 199 passaportes do mundo de acordo com o número de destinos aos quais podem aceder ao visto gratuito.

Singapura recupera o lugar de passaporte mais poderoso do mundo com acesso sem visto para 195 dos 227 destinos em todo o mundo, deixando o Japão em segundo lugar com uma pontuação de 193, mas ainda à frente dos restantes depois de recuperar a isenção de visto acesso à vizinha China pela primeira vez desde os bloqueios da pandemia.

França, Alemanha, Itália e Espanha desceram duas posições no ranking para a 3.ª posição, juntando-se à Finlândia e Coreia do Sul, que perderam uma posição cada nos últimos 12 meses e agora têm acesso a 192 destinos.

Um grupo de sete países da UE, todos com acesso sem visto a 191 destinos — Áustria, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega e Suécia — partilha o 4.º lugar. Portugal perde uma posição ocupando agora o 5.º lugar com 190 destinos sem visto (em 2024 tinha acesso a 191) ao lado da Bélgica, Nova Zelândia, Suíça e Reino Unido.

Top 5 do Henley Passport Index 2025

  1. Singapura (195)
  2. Japão (193)
  3. Finlândia, França, Alemanha, Itália, Coreia do Sul, Espanha (192)
  4. Áustria, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Suécia (191)
  5. Portugal, Bélgica, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido (190)

O restante Top 10 do índice é amplamente dominado pelos países europeus, excepto a Austrália (6.º lugar com 189 destinos), o Canadá (7.º lugar com 188 destinos), os EUA (9.º lugar com 186 destinos) e os Emirados Árabes Unidos, o primeiro e único estado árabe a atingir os escalões mais altos do ranking.

Os Emirados Árabes Unidos foram um dos que mais ascendeu no índice na última década, tendo garantido o acesso a mais 72 destinos desde 2015, o que lhes permitiu subir 32 posições e chegar ao 10.º lugar, com acesso sem visto a 185 destinos em todo o mundo.

No extremo oposto está o Afeganistão, que permanece na última posição do Índice, tendo perdido o acesso sem visto a mais dois destinos no ano passado.

Apenas 22 dos 199 passaportes do mundo caíram no ranking do Henley Passport Index na última década. Surpreendentemente, os EUA são o segundo país com maior queda entre 2015 e 2025, a seguir à Venezuela, caindo sete posições, da 2.ª para a actual 9.ª posição. O Vanuatu é o terceiro país que mais caiu, perdendo seis posições, da 48.ª para a 54.ª posição, seguido pelo passaporte britânico, que estava no topo do índice em 2015, mas está agora no 5.º lugar. A completar a lista está o Canadá, que desceu três posições na última década, do 4.º para o atual 7.º lugar.

Em contraste, a China está entre os que mais subiu na última década, do 94.º lugar em 2015 para o 60.º em 2025, com a sua pontuação de isenção de vistos a aumentar em 40 destinos nesse período.

Ler Mais