Há uma coisa que nunca deve fazer no primeiro dia de um novo emprego
Se o novo ano é sinónimo também de novo emprego, talvez seja melhor começar a pensar naquilo que se deve ou não fazer no primeiro dia de trabalho. Segundo o jornal britânico Independent, o primeiro dia numa nova empresa pode ser um pouco como o primeiro dia de escola.
Tudo parece estranho e não se sabe onde fica nada, incluindo a máquina de café tão necessária para despertar. Os nomes dos colegas também já poderão ter desaparecido da memória apenas uma hora depois de os ter ouvido.
No entanto, garante Jason Sackett, existe algo que se sobrepõe a tudo isto. De acordo com o coach executivo e co-autor de “Compassion@Work”, não se deve contar muitos detalhes ou pormenores da vida pessoal logo nas primeiras interacções.
Poderá ser fácil, diz o especialista, cair na tentação de fazer conversa de circunstância com os novos colegas, contando como foi boa ideia calçar umas botas de pele tendo em conta a chuva caiu no caminho para o escritório. É uma forma de descomprimir e tentar trocar algumas palavras, mas os colaboradores da empresa poderão não estar interessados em ouvir essas histórias tão cedo.
A impressão que passará será de uma pessoa egocêntrica. O segredo para ganhar o respeito dos colegas e superiores desde a primeira hora poderá passar por colocar o foco neles, em vez de em si próprio. Mostrar curiosidade sobre os outros e interesse no seu trabalho, por exemplo, será uma boa aposta.