Há uma indústria portuguesa a ser destacada (por bons motivos) na media internacional
As exportações portuguesas de cortiça atingiram, no ano passado, 1.232 milhões de euros, aumentando cerca de 2% em relação a 2022, um «novo recorde do sector», de acordo com a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR). Este facto levou a que a indústria da cortiça fosse notícia no Business Insider.
De acordo com o Business Insider, as novas tecnologias e novos clientes internacionais justificam este aumento. Além disso, as condições de crescimento das árvores são essenciais para este crescimento. A maior parte das árvores usadas para fazer cortiça têm mais de 100 anos e são plantadas em ambientes menos frios e com menos chuva.
Desde 2023, a Corticeira Amorim plantou 300 mil árvores e planeia plantar 1,5 milhões nos próximos cinco anos. A empresa tem especialistas que tentam identificar quais as árvores que crescem mais rápido e quais as que resistem melhor as doenças e às secas.
O CEO da Corticeira Amorim, António Amorim revelou ao Business Insider, «desta forma, a Corticeira Amorim está comprometida com esta indústria e a recompensa por estes investimentos será de 24 vezes mais».