
Há uma nova ferramenta de IA que está a reduzir em 75% o tempo de criação de propostas comerciais
Integrado no Revenue Cloud, o Agentforce da Salesforce combina o melhor dos humanos com agentes de IA, para simplificar todo o processo de quote-to-cash — desde a proposta e contratação até ao pedido e facturação — com maior rapidez, precisão e confiança, permitindo que cada representante de vendas possa estar concentrado na criação de relações e impulsionar as vendas.
O Agentforce foi desenvolvido para proporcionar rapidez e precisão na criação de propostas em empresas de qualquer sector, desde a indústria transformadora à saúde.
Segundo a Deloitte, 71% dos executivos B2B enfrentam dificuldades com processos de vendas manuais e fragmentados — e 13% dos negócios perdem-se devido à falta de integração entre ferramentas. Com os modelos híbridos de monetização a tornarem-se a norma, os vendedores já não têm tempo para combinar manualmente subscrições, preços baseados em uso e ofertas de serviços. O Revenue Cloud, potenciado pelo Agentforce, elimina essa complexidade, unificando todos os tipos de transacções numa única proposta e transportando os dados da transacção até à encomenda e à factura.
O Agentforce permite que os representantes de vendas criem propostas precisas e personalizadas em segundos. Basta descreverem o que precisam — por exemplo, “Proposta para um novo gerador com o pacote de energia baseado na utilização” — e o Agentforce gera automaticamente a proposta, identificando os produtos, preços e termos correctos. A Salesforce já está a utilizar o Agentforce internamente e registou uma redução de 75% no tempo de criação de propostas, bem como uma diminuição de 87% no número de cliques por parte da sua equipa de vendas.
Configuração de produtos mais rápida e inteligente
Gerar uma proposta é apenas o primeiro passo. Para desbloquear a rapidez e a precisão ao longo de todo o processo, os vendedores precisam também de uma forma mais inteligente de configurar produtos. Após o início da proposta pelo Agentforce, os vendedores utilizam o configurador de produtos melhorado do Revenue Cloud para personalizar rapidamente ofertas complexas — incluindo propostas com mais de mil linhas.
Ao contrário das ferramentas CPQ tradicionais, baseadas exclusivamente em sistemas rígidos e com muitas regras, o novo motor lógico da Salesforce, baseado em restrições orientadas, complementa essas abordagens tradicionais, oferecendo maior flexibilidade para lidar com qualquer nível de complexidade. Utiliza regras bidireccionais e modelos de apontar e clicar para reduzir drasticamente o tempo de criação e manutenção das regras. Funciona como um GPS para propostas, que orienta os vendedores em tempo real para configurações válidas, acelerando o tempo de resposta.
Como funciona
O Agentforce e o Revenue Cloud unificam dados estruturados e não estruturados (histórico de compras, catálogos de produtos, insights de ativos conectados) para acções oportunas e precisas. Estes dados, harmonizados no Data Cloud, capacitam a IA generativa orientada por agentes do Agentforce, permitindo que as equipas implementem agentes autónomos e orientados por objectivos, capazes de raciocinar e agir. Ao contrário dos assistentes de IA tradicionais, que apenas sugerem próximos passos, o Agentforce executa tarefas de ponta a ponta, libertando os vendedores para trabalho de maior valor.
Ao longo de todo o processo, os dados são protegidos pela Trust Layer da Salesforce. Os agentes operam com base em permissões específicas para cada colaborador, garantindo que tanto os agentes como os colaboradores acedem apenas aos dados e acções autorizadas. Isto assegura que cada proposta cumpre as políticas da empresa, regras de preços e dados dos clientes, reduzindo significativamente o tempo necessário para gerar uma proposta.
Informação completa pode ser consultada aqui.