Hackathon de IA acontece amanhã e vai desafiar 150 estudantes universitários (os vencedores ganharão um estágio)

O EY AI Challenge realiza-se amanhã, dia 29 de maio, nos escritórios da EY e junta 150 estudantes em equipas para vencer desafios. No fim, podem ganhar um estágio ou até mesmo um emprego na EY. 

 

Fugindo do recrutamento tradicional feito directamente nas universidades, trata-se de uma espécie de “recrutamento intensivo” (no tempo e no espaço) em que os jovens são colocados perante desafios reais com que vão deparar-se no mercado de trabalho, na área da Inteligência Artificial. Os participantes (de licenciatura e mestrado, com background em STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) foram escolhidos de entre mais de 500 candidaturas.

Os alunos serão divididos em equipas e desafiados a encontrar soluções do mundo real ligadas a IA, que implicam, entre outras coisas, o desenvolvimento de código. Ao mesmo tempo, serão acompanhados por mentores da EY ao longo de todo o desafio. No final, haverá um pitch perante um júri qualificado.

A experiência é simultaneamente um processo de recrutamento, já que os mentores da EY que acompanham as equipas estarão atentos às ideias e intervenções de cada um dos participantes e estarão a identificar talento durante os desafios.

O objectivo da hackathon é ter resultados práticos na vida dos alunos, em termos de aprendizagem – os workshops e os case studies apresentados vão focar-se em modelos de previsão, análise de dados, personalização e recomendação, optimização de processos, bots e agentes e simulação e modelagem de cenários – e de oportunidades. Os 10 alunos que mais se destacarem serão convidados para um estágio de Verão na EY. Além disso, a EY estará atenta a talento para o processo de recrutamento na área de Technology Consulting que iniciará em Setembro e em que serão integrados mais de 100 jovens.

O EY AI Challenge «é o maior hackathon em Inteligência Artificial realizado em Portugal por uma empresa para estudantes universitários», refere Teresa Freitas, director, Talent, EY. «Não se trata apenas de uma oportunidade para os jovens talentos aplicarem as suas habilidades num ambiente prático, mas também de um catalisador para a inovação e a colaboração. Ao resolverem problemas reais, não só desenvolvem as suas competências técnicas, como também contribuem para o avanço da tecnologia e da sociedade, preparando-se para se tornarem nos líderes de amanhã.»

Além da competição em si, esta será uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre IA com especialistas do sector e para networking: haverá espaço para workshops, troca de ideias com colaboradores e convidados da EY, um showcase de tecnologia e, no final, uma sunset party com DJ e cocktails.

Ler Mais