Hoje é dia 04.04.24. E acontece um fenómeno raro. Sabe qual é?
Um alinhamento planetário acontece quando vários planetas se reúnem de perto num dos lados do Sol ao mesmo tempo. A maioria destes eventos celestiais pode ser observados sem equipamento especial. Hoje acontece um. Mas vão haver mais três este ano.
O alinhamento planetário de hoje acontece com quatro planetas: Vénus, Neptuno, Saturno e Marte. Três deles serão visíveis a olho nu, mas para ver Neptuno será necessário um telescópio ou binóculos de alta potência.
Marte será o primeiro planeta a aparecer cerca de uma hora antes do nascer do Sol local e distingue-se pela sua tonalidade avermelhada. Saturno (mag 1.1) surgirá ao lado. Os planetas estarão próximos um do outro na constelação de Aquário.
Um pouco mais tarde, aparecerão Neptuno e Vénus, localizados na constelação de Peixes. Vénus brilhará com uma magnitude de -3.8 e poderá ser visto a olho nu mesmo no crepúsculo matinal. Mas para ver o companheiro Neptuno só com binóculos com bom alcance.
Se não conseguiu observar o alinhamento de manhã, não se preocupe, estes acontecimentos podem estender-se por vários dias antes e depois dessa data. As condições ideais são um local com céu escuro, sem poluição luminosa e com uma visão desimpedida do horizonte, sem árvores ou edifícios altos.
Próximos alinhamentos planetários:
- 8 de Abril: alinhamento completo diurno de Marte, Saturno, Neptuno, Vénus, Mercúrio, Júpiter e Urano visível durante o eclipse solar total nos EUA, Canadá e México.
- 20 de Abril: alinhamento matinal de Vénus, Mercúrio, Neptuno, Marte e Saturno.
- 7 de Junho: alinhamento matinal de Mercúrio, Júpiter, Urano, Marte, Neptuno e Saturno.
- 28 de Agosto: alinhamento matinal de Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Neptuno e Saturno.