Igualdade de género e idade são prioridade em Portugal

Conheça todas as conclusões do estudo de Diversidade, da Michael Page, realizado em Portugal.

 

O Estudo de Diversidade da Michael Page, empresa líder em recrutamento e seleção especializada, revela um mercado empresarial preocupado com a igualdade de género mas ainda pouco activo em questões como a inclusão de pessoas com deficiência física ou mental.

A igualdade de género lidera as medidas de diversidade e inclusão aplicadas pelas empresas em Portugal, sendo referida como uma realidade por 35% dos inquiridos. Entre as medidas de diversidade e inclusão mais aplicadas pelas empresas em Portugal, destacam-se também medidas relativas a questões como igualdade racial (30%), nacionalidade (27%) e idade (26%).

No entanto, a aplicação de medidas de diversidade e inclusão no âmbito da orientação sexual ou deficiência física ou mental continuam a não chegar ao topo da lista, tendo sido apontadas como uma realidade por apenas 14%, 14% e 5%, respetivamente. Do mesmo modo, as práticas espirituais e religiosas também não são uma prioridade para a promoção ativa de diversidade e inclusão, sendo uma realidade para somente 11% dos inquiridos.

 

Algumas das medidas de diversidade e inclusão mais implementadas pelas empresas em Portugal:

  1. Promoção de igualdade entre homens e mulheres, focadas em questões como a oferta de oportunidades iguais de progressão de carreira e igualdade salarial, referidas por 50% dos inquiridos.
  2. Flexibilidade de horários e contratos (para maior equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal), referida por 37% dos inquiridos.
  3. 27% constata que as empresas nas quais trabalham adoptam medidas para evitar a discriminação sexual no processo de recrutamento e no local de trabalho.
  4. 17% recorrem a procedimentos legais no caso de assédio sexual.
  5. A aposta no talento jovem é uma tendência comprovada pela referência, por parte de 33% dos inquiridos, à existência de políticas para promoção do recrutamento de jovens colaboradores.
  6. A oferta de oportunidades de formação para colaboradores mais experientes é praticada em 28% dos casos.
  7. Outra vertente das principais medidas implementadas pelas empresas é a igualdade racial, com a igualdade salarial e de oportunidades de progressão de carreira indicada por 32% dos inquiridos.
  8. A adaptação do local de trabalho, materiais e ferramentas a colaboradores com deficiência foi indicada por apenas 13% dos inquiridos.
  9. De igual modo, é ainda também reduzido o número de casos em que existem políticas para evitar a discriminação de colaboradores com deficiência no local de trabalho (10%) e de programas de recrutamento específicos (9%).
Ler Mais