Ikea está à procura de um tipo de influencer muito especial… Mas a iniciativa está limitada (ainda) ao mercado sueco
A nova campanha da Ikea foi desenvolvida em colaboração com a agência Åkestam Holst Noa e, embora esteja limitada ao mercado sueco, está a dar que falar no resto da Europa, revela a Invidis.
No início de Setembro, a Ikea Suécia convidou as pessoas a candidatarem-se a “sleepfluencers”. Os participantes seleccionados receberiam uma cortina de rolo gratuitamente e, em troca, só teriam de transformar as suas janelas em outdoors enquanto dormem.
Estas cortinas fazem mais do que apenas bloquear a luminosidade. A parte externa mostra um produto da linha de sono da Ikea, como almofadas, edredons e colchões, transformando cada janela num “outdoor” à noite.
Com esta campanha, a Ikea acrescentou um sentido de exclusividade, com o apelo à acção “Ajudamo-lo a chegar a mais pessoas enquanto dorme”.
Está também a pensar a mais longo prazo, já que uma cortina de enrolar não tem data de validade sazonal. A Ikea está também a promover o seu próprio produto – a cortina de enrolar “Fridans” – em vez de encomendar mercadorias a um fabricante externo.
«Como em todas as nossas campanhas, o objectivo é destacar a essência do design democrático da Ikea — tornar óptimos produtos acessíveis a todos», observa Michal Sitkiewicz, um dos criativos da Åkestam Holst NoA.