Imagina quanto aumentaram as implementações de IA Generativa nas empresas no espaço de um ano? Estudo dá a resposta

A segunda edição do estudo do Resarch Institute da Capgemini  intitulado “Harnessing the value of generative AI: Use cases across sectors”, revela que as empresas estão a proceder à rápida adopção da IA generativa, incentivadas pelo aumento dos investimentos e que as implementações de IA Generativa nas empresas quadruplicaram no espaço de um ano.

 

A utilização da IA Generativa tem vindo a multiplicar-se em todos os sectores de actividade, abrangendo as mais diversas funções dentro das empresas, produzindo alterações na forma como operam e nos seus modelos de negócio. Todas as empresas inquiridas no âmbito do estudo, independentemente do seu sector de actividade, reportaram um aumento notável dos use cases desta tecnologia, com quase um quarto a revelar que actualmente já têm IA generativa integrada nalguma das suas instalações ou/e funções – um aumento de 6% em relação a 2023.

O estudo revela igualmente que, as empresas pioneiras na adopção de tecnologias de IA generativa já começaram a colher benefícios significativos, que vão desde a melhoria dos rácios de eficiência operacional até à experiência do cliente e ao aumento das vendas. A título de exemplo, e em média, as empresas melhoraram os níveis de envolvimento e de satisfação dos clientes em 6,7% no último ano, nas áreas onde esta tecnologia foi testada ou implementada.

Quase três quartos das empresas (74%) são unânimes em afirmar que a IA generativa contribui para as ajudar a gerarem mais e novas receitas e para inovarem. A evolução da IA, fará com que ela passe de ferramenta de suporte a agente independente com mais capacidade de execução, permitindo que as empresas reinventem a forma como fazem os seus negócios e aumentem os seus retornos de investimento nesta tecnologia.

Este potencial de criação de valor contribuiu para o advento dos sistemas multiagentes: uma tecnologia que evolui rapidamente e que tem a capacidade de impulsionar ainda mais inovação. O estudo aponta para níveis elevados de confiança na utilização de agentes de IA em tarefas específicas, tais como escrever emails profissionais, codificar e analisar dados. No entanto, também revela que os líderes empresariais estão conscientes da necessidade de manter esta confiança e a transparência ética tando a nível do desenvolvimento, como da implementação.

A aceleração da adopção da IA generativa nos últimos 12 meses não se limita às empresas, uma vez que os recentes desenvolvimentos tecnológicos também tornaram mais acessíveis as ferramentas públicas aos não especialistas. Como resultado, e embora a sua adopção tenha aumentado, apenas 3% das empresas proibiram o uso de ferramentas públicas de IA generativa no local de trabalho. Quase todas as empresas (97%) permitem que os seus colaboradores usem a IA generativa de alguma forma, e mais de metade das organizações define regras de utilização específicas para as suas equipas.

Perante o aumento da adopção da IA Generativa, o estudo sublinha que as empresas devem ser responsáveis e definir directrizes claras para validar as decisões tomadas pelos sistemas multiagentes, o que é essencial para garantir a transparência e a fiabilidade das operações e mitigar os riscos futuros que as ferramentas públicas possam representar para os seus negócios.

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