Imagina quanto aumentaram os preços das casas em Portugal em 2023?

O Doutor Finanças, especialista em finanças pessoais, em conjunto com a Alfredo, uma plataforma de Inteligência Artificial que recolhe dados do sector imobiliário, divulgou o balanço dos dados imobiliários de 2023.

 

O preço das casas em Portugal aumentou 8,8% no ano passado em relação a 2022, segundo os dados da Alfredo, que mostram ainda que, no final de 2023, os imóveis residenciais foram transaccionados a um valor médio de 2330 euros por metro quadrado.

No ano passado, os preços médios dos imóveis aumentaram 8,8%, sendo que houve regiões onde os valores subiram mais de 20%.

Considerando os 12 meses do ano passado, Santarém destaca-se como a região onde os preços mais aumentaram (22,8%). Ainda assim, não foi a única localidade com um crescimento superior a 20%, já que Viana do Castelo também assinalou uma subida de 20,9%.

Por outro lado, o menor aumento foi registado em Évora, com um crescimento de 2,2%, seguida por Beja, onde o preço médio cresceu 4%.

Portalegre (-3,6%), Guarda (-2,4%) e Vila Real (-2,3%) foram os únicos municípios onde os preços diminuíram.

Guarda, que foi uma das três capitais de distrito a registar uma queda no preço das casas no último ano, é a região com o preço médio mais baixo do país (440 euros por metro quadrado).

Já Lisboa continua a ser a região mais cara do país, com um preço médio de 4.700 euros, o que corresponde a mais do dobro do valor médio nacional (2.330 euros).

Além do aumento dos preços dos imóveis ao longo do ano, verifica-se também uma queda do número de imóveis disponíveis no mercado, sobretudo em determinadas zonas no país.

A nível nacional a diminuição foi ligeira, de apenas 0,77%. Contudo, há capitais onde a descida foi expressiva, como em Lisboa, onde a queda de apartamentos no mercado foi de 76%. No que se refere à oferta de moradias, o Porto liderou a redução (-80%).

O Índice de Preços Alfredo reúne informação de vários portais públicos de listagem e sites de agências imobiliárias com dados de transação que são posteriormente trabalhados utilizando algoritmos avançados de Inteligência Artificial, o que permite caracterizar a realidade do mercado imobiliário em Portugal de uma forma ímpar. O Doutor Finanças é parceiro da Alfredo no relatório emitido com dados em tempo real.

Ler Mais