Imagina quanto pode ganhar um advogado com 10 anos de experiência?

Segundo o estudo anual da Michael Page sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, o ano de 2023 ficou marcado pela continuação do extremo dinamismo do mercado de trabalho, onde a procura de perfis por parte das Sociedades de Advogados manteve níveis elevados. Este dinamismo reflectiu-se por um aumento salarial significativo na grande maioria das sociedades, tanto de grande como de média dimensão.

Neste sentido, os perfis de advogados mais procurados em 2023 continuaram a ser aqueles com senioridade entre os dois e os cinco anos de experiência pós-agregação na Ordem dos Advogados, mas também, os recém-agregados, sendo notório o aumento da procura destes perfis mais juniores, por parte das Sociedade de Advogados, relativamente aos anos anteriores.

No seguimento do que já se verificou nos últimos três anos, o volume elevado de pedidos de advogados e juristas, por parte de empresas, continuou a ser uma tendência, provavelmente com o objectivo de continuar a reduzir custos com a externalização de serviços.

Tal como em 2022, a tendência na procura de perfis mais seniores (com mais de cinco anos pós agregação) manteve-se por parte de Sociedades de Advogados em determinadas áreas, tais como, Contencioso, Público, Corporate e M&A, Regulatório e Concorrência, Fiscal, Imobiliário e Penal.

No que diz respeito às áreas de prática, observou-se maior afluência de recrutamento nas áreas de Público, Corporate e M&A, Fiscal, Imobiliário, Laboral, Propriedade Intelectual e TMT (tecnologias, media e telecomunicações). Por parte e versáteis, com background nas áreas de Corporate, Civil, Comercial e Laboral, bem como uma acentuada necessidade na área de Protecção de Dados e Compliance.

Relativamente ao mercado das Consultoras na área de Tax, a tendência verificada em anos anteriores voltou a registar-se, existindo uma elevada rotatividade nos diferentes departamentos, com a maior procura a verificar-se na posição de senior, nas diferentes áreas, com ênfase na área de Impostos Indirectos, Imigração e Corporate Tax. Do lado dos consultores, a procura passa por transitar para o denominado “Cliente Final”, nomeadamente por questões relacionadas com o work/life balance.

Como exemplos de remuneração nas sociedades de advogados, um advogado associado com quatro a sete anos pós agregação ronda os 36 mil euros como tecto máximo, enquanto um advogado com 10 anos pode auferir até 78 mil euros.

Ler Mais