Instituto Superior de Engenharia de Lisboa vai atribuir mais de 180 mil euros em bolsas de mérito. O objectivo é promover a igualdade de género

O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) vai atribuir, no seguimento do financiamento obtido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), enquadrado nos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, até ao ano lectivo 2025/26, perto de 182 mil euros em bolsas de mérito.

Destinam-se às candidatas que se destaquem pelas suas médias de acesso a licenciaturas/mestrados/pós-graduações onde exista desigualdade de género e aos estudantes que se distingam pelas suas médias finais, também de licenciaturas/mestrados/pós-graduações.

Com o objectivo de mitigar a desigualdade de género nos cursos onde esta é evidente, o ISEL quer incentivar o ingresso de mulheres em licenciaturas, mestrados e pós-graduações onde o número de estudantes femininas é inferior a 40%. Nesse sentido, e no ano letivo 2022/2023, atribuiu 20 bolsas no valor de 500 euros às duas candidatas que ingressaram em cursos de licenciatura com as melhores médias de acesso, e três bolsas, entre os 920 euros e os 1500 euros, à candidata com melhor classificação em cursos de mestrado e pós-graduação.

Paralelamente, e desta vez com o objectivo de reconhecer o mérito, o ISEL atribui também bolsas e prémios aos estudantes que se distingam com as melhores médias finais de curso. A título de exemplo, e também no ano letivo que agora terminou, foram atribuídas bolsas de mérito contempladas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que distinguiram os estudantes com as melhores médias finais de curso, mais de 20 bolsas de mérito, no valor de 500 euros, destinadas a alunos de licenciaturas, e quase uma dezena de bolsas de mérito, entre os 424 euros e os 1500 euros, destinadas a alunos de mestrados e pós-graduações.

«Incentivar a igualdade de género nos cursos de Engenharia, até aos dias de hoje ainda uma escolha maioritariamente masculina, bem como premiar o mérito dos nossos alunos, que tanto contribuem com o seu empenho e dedicação para o posicionamento do ISEL como um estabelecimento de referência meio académico nacional, é o que pretendemos, de uma forma muito prática, com a atribuição destas bolsas e prémios», afirma José Nascimento, presidente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Para além das bolsas de mérito atribuídas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o ISEL atribui ainda, ao abrigo de um protocolo com o Banco Santander, prémios aos alunos que entram com a melhor média em cada curso de licenciatura e aos alunos que concluem os estudos, seja licenciatura ou mestrado, com a melhor média.

No ano lectivo 2022/23, foram atribuídos 15 prémios, no valor da propina, aos estudantes colocados durante a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso com as melhores notas de candidatura; nove prémios, no valor de 900 euros, aos estudantes que concluíram a sua licenciatura no ano lectivo 2021/22; e 10 prémios, também no valor de 900 euros, aos estudantes de mestrado que se formaram no ano lectivo 2021/22.

Quer nos cursos de licenciatura como nos cursos de mestrado, é premiado o estudante com a melhor média do seu curso (e média final mínima de 16 valores).

Os montantes e o número de bolsas são definidos anualmente, prevendo-se que, no ano lectivo 2023/24, se assemelhem ao sucedido em 2022/23. Até 2025/26, o ISEL irá assim atribuir um total de quase 300 mil euros aos seus melhores estudantes.

Ler Mais